Disponível para as plataformas Android e iOS, o app WhatsCine oferece acessibilidade no cinema para surdos e cegos. O programa, compatível com apenas alguns filmes em cartaz, coloca n a tela de tablets e smartphones um intérprete de libras (língua brasileira de sinais) e legendas, além de emitir áudio descrição pelos fone de ouvidos.
Por enquanto, o recurso só está disponível nas salas de cinema em São Paulo: desde Abril, foram mais de 150 sessões das quais participaram cerca de 100 espectadores com deficiência auditiva ou visual.
[dt_divider style=”gap”/]
“Estamos a trabalhar para levar o WhatsCine para mais salas em São Paulo e também para o Rio de Janeiro, onde dez complexos de cinema oferecerão a tecnologia ainda este ano”, afirmou Pedro Berti, gerente do app no Brasil. Desenvolvido na Universidade Carlos III de Madrid, em Espanha, o app tem no Brasil parceria com a associação Mais Diferenças. Para que funcione, os representantes do WhatsCine associam-se a produtoras, distribuidoras e também a salas de cinema.