T-Rex gigante do Batman: O dinossauro é um dos poucos itens da Sala de Troféus do Batman que tem origem definida
Originalmente visto no conto de Bill Finger de 1946 “Dinosaur Island”, em Batman # 35, ilustrado por Paul Cooper e Ray Burnley. Nesta história da Era de Ouro, um cientista cria um parque de diversões no estilo Jurassic Park, completo com dinossauros robóticos, que é então dominado por um bando de vigaristas que colocam o Cavaleiro das Trevas em perigo.
O dinossauro mecânico foi a princípio um brontossauro, mas em 1948, quando Jim Mooney desenhou um recorte da Batcaverna em “Os 1.000 Segredos da Batcaverna!” Em Batman #48, há o clássico T-Rex que continua aparecendo nos quadrinhos e outras mídias da DC.
Enquanto o gigante T-Rex foi várias vezes desmontado e montado novamente durante a Era de Prata e Bronze da DC Comics, na era moderna o troféu foi usado para o bem.
Por exemplo, no capítulo final de Paul Dini e Dustin Nguyen de “Batman: Heart of Hush” de 2009, quando Hush se infiltra na Batcaverna, Alfred Pennyworth ativa o dinossauro robótico para protegê-lo, o que é eficaz até que Hush use todo o poder de sua arma para vencer a besta mecânica.
Mais adiante na cronologia do personagem, Asa Noturna faz um paralelo entre o Batman, seu mentor e pai adotivo e o gigante T-Rex, como a justaposição perfeita da normalidade monótona com o mundo insano que o Cavaleiro das Trevas habita.