Hoje é o Dia do Orgulho Nerd / Dia da Toalha

/, Evento, Notícias/Hoje é o Dia do Orgulho Nerd / Dia da Toalha

Hoje, 25/05, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, data em que toda pessoa tem o direito de ser um nerd / geek

A data foi escolhida em homenagem ao lançamento do primeiro filme da cinesérie Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977, mas divide o mesmo dia com dois outros “feriados” de fãs semelhantes: o Dia da Toalha, para os fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias, em homenagem ao seu escritor Douglas Adams , e o Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett.



Uma das origens da data foi na Espanha em 2006 com o “Dia del Orgullo Friki” , e se espalhou pelo mundo através da internet.

Tim McEachern organizou eventos não conectados chamados Festival do Orgulho Geek e/ou Dia do Orgulho Geek de 1998 a 2000, em um bar em Albany, Nova York, que às vezes são vistas como um prelúdio para o Dia do Orgulho Nerd. Em 2006, este dia foi celebrado pela primeira vez em toda a Espanha e na internet, chamando a atenção de mídia e tendo publicidade dada por alguns meios.

Outra versão seria que a data teria sido criada em 2001 para lembrar seu criador, Douglas Adams, morto em 11 de maio de 2001. A primeira homenagem prestada foi em 25 de maio de 2001, mesmo ano de sua morte, organizada pelos membros da comunidade virtual h2g2.

dia-do-orgulho-nerd_005

Na época, até se discutiu sobre a possibilidade de alterar o dia para 42 dias depois da data de falecimento de Adams, devido a outro detalhe da saga, mas a data acabou se mantendo. Em resumo, o dia 25 de maio é uma data para os fãs lembrarem de seu ídolo e da importância da toalha, a qual inspirou uma página inteira em um dos seus livros.

A maior concentração aconteceu em Madri, onde 300 nerds demonstraram seu orgulho com um pacman humano. Um manifesto foi criado para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que inclui uma lista, com tom de brincadeira, dos direitos e responsabilidades básicas dos nerds/geeks.

Em 2009, o reconhecimento do dia tinha alcançado o Science Channel, com programação especial em 25 de Maio para celebra-lo, e eventos para comemorar o dia aconteceram em Ottawa, lar do Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá e um centro de pesquisa notável no Canadá. Em 2010 o festival se espalhou ainda mais, sendo levado a cidades tão diversas como Halifax, Nova Scotia; Budapest, Hungria; Tel Aviv, Israel; Timişoara, Roménia e San Diego, Califórnia.

Nerd

2019-05-25T10:09:47-03:00