Selecionada pelo concurso municipal Célio Nori, a partir da Lei Aldir Blanc, vídeo disponibilizado gratuitamente tem palestra de André Azenha sobre a importância do Cinema Nacional
A palestra online “A importância do cinema nacional a partir de uma perspectiva da retomada”, do crítico de cinema santista André Azenha, foi premiada no concurso municipal Célio Nori, promovido pela prefeitura de Santos com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, cujo objetivo é fortalecer a classe artística em virtude da pandemia. A aula com quase 25 minutos de duração está disponível gratuitamente no Canal Cultura Santos do YouTube:
Pesquisador e autor de livros e artigos sobre cinema brasileiro, e diretor do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, Azenha discorre sobre o cinema nacional, que além de ser uma maneira da população ‘se ver’ na tela, é importante do ponto de vista econômico e também para o desenvolvimento de uma nação. Neste workshop é feito um retrospecto do cinema pós-retornada, quando o cinema produzido no Brasil volta a crescer, é destaque internacional e tem êxitos de público. A partir desta retrospectiva é realizada uma reflexão destacando exemplos e comparativos com cinemas de outras nações.
Sobre o palestrante
André Azenha é pesquisador, escritor, produtor cultural, curador e jornalista. Doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, onde também concluiu o Mestrado. Editor do site Histórias do Cinema e da TV (e do canal homônimo do YouTube). Diretor do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos. Coordenador do Instituto CineZen Cultural e da CineZen Edições Literárias. Autor de Filmes que Marcaram a Cultura Pop, Grandes Curtas: Curtas-Metragens de Grandes Cineastas, Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema! e Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa (todos estes de 2021, pela CineZen Edições Literárias), A Era dos Boçais (de poemas, 2021), Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV (Amavisse, 2020), Histórias: Batman e Superman no Cinema (2016), Coletânea CineZen 2012, Costelas Felinas) e Poesia a Quatro Mãos (2008, de poemas). Realizou exposições sobre cinema e cultura geek, fóruns culturais e mais de 100 sessões de filmes seguidas de bate-papos em sua cidade-natal.