A estréia de “Coringa” no Festival de Cinema de Veneza atraiu aplausos de oito minutos de duração no sábado à noite para o ator Joaquin Phoenix, o diretor Todd Phillips e a emocionante, mas angustiante história de origem que mapearam para o arqui-vilão do Batman.
Phoenix e Phillips foram acompanhados na Sala Grande por Zazie Beetz, que também estrela o filme como a vizinha do personagem de Phoenix.
Robert De Niro, que interpreta um apresentador de um talk-show, não esteve presente no Lido.
O burburinho em Veneza vinha crescendo constantemente em torno do filme da Warner Bros., desde a estréia do mês passado como parte da programação até o clímax das duas exibições da imprensa e da estréia no tapete vermelho no sábado.
Aplausos na apresentação:IMG_3587
As duas sessões de imprensa foram lotadas, com a segunda também recebendo aplausos no final, principalmente quando o nome de Phoenix apareceu nos créditos finais.
O filme não faz faz parte do universo da DC Comics, permanece sozinho como uma história de origem e não inclui nenhuma aparição de Batman ou de outros personagens.
A atuação de Phoenix como Arthur Fleck, um personagem triste e um homem com problemas mentais que se transforma em um ícone de niilismo violento, já está gerando prêmios. Phienix disse que versões anteriores do papel, como a premiada pelo Oscar de Heath Ledger em “O Cavaleiro das Trevas”, há uma década, não o influenciaram.
“Eu não me referi a nenhuma interpretação passada do personagem”, disse Phoenix. “Parecia algo que foi nossa criação, de certa forma.”
O diretor artístico, Alberto Barbera, alimentou a agitação dos prêmios, dizendo que “Coringa” está indo “direto ao Oscar”.
O crítico de cinema de variedades Owen Glieberman também elogiou o filme, escrevendo: “Joaquin Phoenix é surpreendente como um nerd mentalmente doente que se torna um palhaço assassino no filme no estilo ‘Taxi Driver ‘de Todd Phillips: um raro filme de quadrinhos que expressa o que está acontecendo no mundo real.”
Depois de Veneza, “Coringa” segue para Toronto para outro arco do festival.