Menino faz bonecos com materiais reciclados — Foto: Arquivo pessoal

O adolescente Arthur Bilac Lima de Alencar, de 15 anos, tem um gosto comum entre os garotos de sua idade: a paixão por super-heróis. Bonecos do Batman, Homem de Ferro, Super Homem, DeadPool e muitos outros estão em sua prateleira. O diferencial é que o sentimento dele tem chamado atenção das pessoas, já que a coleção é feita por ele, com uso de materiais reciclados.

Morador de Formoso do Araguaia, na região sul do Tocantins, o menino conta que aprendeu a desenhar muito cedo e aperfeiçoou os traços aos 10 anos. “Com 7 anos eu já sabia recortar e depois dos 10 já conseguia desenhar igual ao filme. Foi quando eu comecei a fazer os bonecos”, disse.

Para produzi-los ele reutiliza garrafas pet, palitos, papelão, fitas e até as latas de leite da irmã, de 2 anos. “Eu compro o produto e depois que usamos, fico com a embalagem”, explica.

Personagens de animações são feitos com embalagens  — Foto: Arquivo pessoal

A família admira o trabalho do jovem e o incentiva a continuar. A prima, Thaysa Mirella foi quem decidiu fotografar as artes e divulgá-las em uma página na internet. “Fico admirada. Ele faz tudo sozinho mesmo e faz perfeito. Ele é esforçado e tem muita vontade de mostrar isso para outras pessoas”, explicou.

A avó Suely Maria Pereira Lima, acompanhou e ajudou na evolução de Arthur. “Ele gosta muito de internet e de ficar no quarto dele produzindo. Quando pequeno ele não deixava eu jogar as latas fora e dizia que iria reciclar. Hoje eu ajudo no que posso”. Emocionada, a mãe Kallinne Lima de Sousa disse que Arthur “nasceu com esse dom e precisa ser incentivado”.

O jovem, que tem os bonecos decorando o quarto, diz que quer mostrar a arte para as pessoas. “Eu quero mostrar para o Brasil inteiro ver e se inspirar”.

Adolescente usa materiais reciclados e faz mais de 40 bonecos de super heróis 3