Anne Heche, atriz, diretora e roteirista, morreu nesta sexta-feira, 12/08/2022, aos 53 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos
Após passar quase uma semana em coma, Heche teve uma lesão cerebral e não sobreviveu ao grave acidente de carro ocorrido na última sexta-feira, 5 de agosto.
Segundo um comunicado enviado ao TMZ, Heche foi mantida viva por aparelhos apenas para determinar se seus órgãos seriam viáveis para doação, como era o seu desejo.
“Infelizmente, devido ao acidente, Anne Heche sofreu uma grave anoxia cerebral [falta de oxigenação no cérebro]. Não vai sobreviver. Há muito tempo tem sido a escolha dela doar seus órgãos, e ela foi mantida viva para determinar se algum deles era viável”, informou o documento.
Nascida em Aurora, Ohio, nos EUA, a atriz dirigia o carro que bateu em uma casa. O impacto foi tão intenso que iniciou um incêndio que se espalhou para o carro e a residência. De acordo com a investigação, Heche estava em alta velocidade quando saiu da estrada e atingiu o local, além disso a revista Variety afirmou que, momentos antes, ela já havia se envolvido em um outro acidente na região. Com dezenas de produções em seu currículo, Anne Heche ficou mais conhecida por produções do final dos anos 1990. Dentre elas, os longas ‘Donnie Brasco‘ (1997), ‘Volcano: A Fúria’ (1997), ‘Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado’ (1997) e ‘Seis Dias, Sete Noites’ (1998).
Em 1991, Heche recebeu o prêmio Emmy Daytime quando venceu como Melhor Jovem Atriz por interpretar as gêmeas Vicky Hudson e Marley Love na novela ‘Another World’ (1987-1991).
Ao longo de quase três décadas, também conquistou seu espaço com séries televisivas aclamadas como ‘Ally McBeal: Minha Vida de Solteira’, ‘Everwood: Uma Segunda Chance’ e ‘Chicago P.D.: Distrito 21’. Ainda ativa em sua carreira de atriz, Heche estrelou em ‘13 Minutos de Tormenta‘, lançado em 2022, e estava no elenco de outros longas como ‘What Remains’, ‘Supercell’, ‘Chasing Nightmares’ e ‘Wake’ – que já foram gravados e estão, atualmente, em fase de pós-produção.
Vida e carreira de Anne Heche
Anne Heche namorou a apresentadora Ellen DeGeneres por três anos durante os anos 1997 e 2000. Em 2001, Heche se casou com o cameraman Coleman ‘Coley’ Laffoon, com quem teve seu primeiro filho, Homer Heche Laffoon, nascido em 2002. Já em 2009, Heche deu à luz Atlas Heche Tupper, de sua relação com James Tupper. O casal ficou 11 anos juntos, se separando em 2018.
Morre Anne Heche, de ‘Seis Dias, Sete Noites’, aos 53 anos
Anne Heche e Ellen DeGeneres estiveram em um relacionamento por três anos (Crédito: Arquivo/Chris Pizzello)
A atriz também foi extremamente relevante na luta feminista. Em setembro de 2001, Heche lançou seu memoir ‘Call Me Crazy’, onde conta sobre abusos sexuais que sofreu quando criança. Durante a ascensão do movimento #MeToo, em 2018, a atriz também veio a público dar seu testemunho. “Se eu não tivesse sido abusada sexualmente quando criança, não sei se teria tido a força para enfrentar Harvey e muitos outros”, afirmou ela quando relatou que foi descartada de filme por se recusar a fazer sexo oral no produtor Harvey Weinstein. Em um outro comunicado divulgado pela People na noite da última quinta-feira, 11, um representante de Heche e de sua família agradeceu “a todos por seus gentis desejos e orações pela recuperação de Anne e agradeceu à equipe dedicada e às enfermeiras maravilhosas que cuidaram de Anne”. “Anne tinha um coração enorme e tocou a todos que conheceu com seu espírito generoso. Mais do que seu talento extraordinário, ela viu espalhar bondade e alegria como o trabalho de sua vida –especialmente mover a agulha para a aceitação de quem você ama. Ela será lembrada por sua corajosa honestidade e muita falta por sua luz”, finaliza o texto.