TOP 5 filmes de Rock n' Roll 3

Motivado por minha última coluna em que mostrei os filmes do catálogo da Netflix indispensáveis para assistir, resolvi unir a minha paixão pelo cinema com o meu amor ao rock n’ roll e lancei a lista dos meus 5 filmes favoritas com temática de rock n’ roll.

 

 

5 – “Rock of Ages” (2012)

Sherrie (Julianne Hough) é uma jovem que chega em Los Angeles vinda de uma cidade pequena. Ela sonha se tornar uma cantora de sucesso, mas pouco após desembarcar do ônibus tem sua mala roubada. Quem a ajuda é Drew (Diego Boneta), que consegue para ela uma vaga como garçonete na famosa casa de shows Bourbon, ícone do cenário rock da cidade. Drew também trabalha no lugar e não demora muito para que eles engatem o namoro. Só que o Bourbon enfrenta problemas financeiros e seu dono, Dennis Dupree (Alec Baldwin), acredita que possa salvar o local com a renda do último show de Stacee Jaxx (Tom Cruise) com a banda Arsenal, já que ele pretende seguir carreira solo. Entretanto, a esposa do prefeito (Bryan Cranston), Patricia Whitmore (Catherine Zeta-Jones), pretende fazer o que estiver ao seu alcance para fechar o Bourbon, já que o considera um antro de perdição para os jovens.

O filme tem um elenco estelar com nomes como Tom Cruise, Alec Baldwin, Bryan Cranston, Paul Giamatti e Catherine Zeta-Jones. Sem contar a trilha sonora sensacional, replata de clássicos do rock n’ roll.

 

4 – “Rock Star” (2001)

Em meio aos anos 80, Chris Coles (Mark Wahlberg) trabalha como vendedor em uma loja ao mesmo tempo em que é vocalista de uma banda cover de seu grupo de heavy metal predileto, o Steel Dragons. Até que sua vida muda por completo quando o vocalista da banda deixa o grupo e os demais integrantes o convidam para substituí-lo. O filme é livremente inspirado na história de Tim “Ripper” Owens, vocalista que substituiu o lendário Rob Halford nos vocais da banda Judas Priest.

O filme conta com Mark Wahlberg, Jennifer Aniston e Timothy Spall.

 

3 – “The Wonders – O Sonho não acabou” (1996)

Em 1964, logo após os Estados Unidos serem “tomados” pelos Beatles, surge em uma pequena cidade da Pensilvânia os Oneders, mais tarde rebatizado pelo empresário como Wonders. Porém, às vésperas de uma apresentação de calouros, o baterista do grupo quebra o braço, o que faz com que, em cima da hora, um jovem infeliz (Tom Everett Scott) que trabalhava na loja de eletrodomésticos da família seja convidado para substituí-lo. O jovem baterista, um aficionado de jazz, imprime durante a apresentação uma batida mais ritmada no que deveria ser uma balada, causando o descontentamento do vocalista e compositor do grupo (Johnathon Schaech). Mas seu instinto funcionou e a música se torna sucesso nacional, levando o grupo aos primeiros lugares da Billboard.

No elenco temos Tom Hanks, Liv Tyler e Tom Everett Scott. Menção honrosa à Charlize Theron em início de carreira fazendo uma ponta no filme.

 

2 – “Quase Famosos” (2001)

Um fã ávido por rock’n’roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo fará parte do cenário rock dos anos 70. Filme inspirado nas memórias do próprio diretor/roteirista do filme, Cameron Crowe, que aos 16 anos foi escolhido pela revista “Rolling Stone” para acompanhar uma turnê do Led Zeppelin, mesmo sem a revista saber que ele tinha 16 anos.

O elenco conta com Frances McDormand, Kate Hudson e Billy Crudup.

 

1 – “Ainda Muitos Loucos” (1998)

Em 1977, a banda de rock Strange Fruit brilhava nos palcos e festivais. Pouco depois, o grupo se desfaz no meio de brigas e confusões. Vinte anos se passam e o ex-tecladista (Rea), totalmente falido, procura a antiga empresária com uma ideia maluca: reunir a banda no lendário festival ao ar livre de Wisbech. Essa comédia inglesa é meu filme de rock favorito. Além de ser extremamente divertido e cativante, conta com um dos atores britânicos que eu mais gosto, Bill Nighy. É um pouco difícil mas você consegue encontrar em torrent para baixar, infelizmente não tem no Netflix.

O elenco conta com Bill Nighy, Timothy Spall e Stephen Rea.

 

Menções honrosas à “Escola do Rock” (2003), “Detroit Rock City” (1998), “O Roqueiro” (2008), “O Pior Trabalho do Mundo” (2010) e “Pink Floyd – The Wall” (1982) que também valem muito a pena serem assistidos.

Texto do colunista Illo Schaun, nerd, advogado, legender nas horas vagas, roqueiro, leitor voraz de HQ e livros, viciado em filmes e séries, sonha em ser o Batman e coleciona diversas versões de batmóveis.
Twitter: @illods