São Paulo entra na fase verde nesta sexta-feira, 09/10/2020

SP entra na Fase Verde e libera cinemas, museus, teatros e eventos 3
A cidade de São Paulo entra na fase verde nesta sexta, 09/10/2020, confirma uma fonte ligada ao governo do estado.

A cidade de São Paulo avança para a fase verde de flexibilização econômica nesta sexta-feira e libera o funcionamento de cinemas, museus, teatros e eventos.

O Plano São Paulo tem cinco fases e vai da vermelha, mais restritiva, passando pela laranja, amarela, verde, até a azul, chamada de “normal controlado”.

Para chegar à fase verde a região precisa estar na amarela há 28 dias.

Em julho, o governo mudou a regra inicial e antecipou a autorização de reabertura de teatros, cinemas, salas de espetáculo, realização de eventos culturais e academias de ginástica para regiões que estejam na fase amarela do plano.

Apesar da liberação, as prefeituras têm autonomia para decidir o que e quando deve reabrir.

No caso da capital paulista, o prefeito Bruno Covas determinou que a abertura dos setores da cultura só ocorreria quando a cidade estivesse na fase verde.

Os protocolos foram assinados em setembro para que, quando a mudança ocorresse, as áreas já estivessem preparadas.

Pelas regras, serão liberados eventos para até 600 pessoas como convenções, seminários, workshops, palestras e feiras. Festas, no entanto, continuam temporariamente proibidas.

Eventos para mais 600 pessoas precisarão de uma autorização especial da gestão municipal, mas o limite é para até 2 mil pessoas.

Com a liberação, museus como o da Imagem e do Som (MIS) devem abrir exposições para o público. Também há a expectativa de inauguração do Museu da Língua Portuguesa, prevista para ocorrer em julho, mas adiada por conta da pandemia.

#faseverde
#pandemia