Uma situação difícil para qualquer pessoa é a perda da mobilidade ou de algum membro. Algumas pessoas apresentam reações inesperadas, lidando com a perda de forma inusitada.

Buscam a substituição do membro, mas buscam mais que isso. Buscam uma opção que reflita sua individualidade e acabam optando por uma prótese exclusiva.

Casos como o diretor de cinema Rob Spencer, que aos treze anos sofreu um acidente e perdeu seu olho direito. Há três anos, o olho foi removido e substituído por um projetor de LED vermelho no lugar. Não foi uma decisão permanente: agora, em vez do projetor, Spencer tem uma câmera de vídeo no lugar do olho.

[dt_divider style=”double-gap”/]

olho-camera-de-video-homem 2

Outro exemplo é Jerry Jalava, um finlandês que perdeu parte do dedo anular em um acidente de moto e implantou uma prótese com um pendrive no lugar do dedo perdido.

Após o acidente, os médicos perceberam que não havia condições de salvar o dedo de Jalava, então Jerry pediu para seu médico para indicar-lhe uma prótese. Foi aí que surgiu a ideia de implantar um dedo de borracha com um pen drive na ponta do dedo.

Próteses que unem tecnologia, estilo e praticidade

Seja devido a um acidente, uma doença grave ou mesmo por condição genética, as pessoas que perdem uma perna, por exemplo, precisam se reconectar com a capacidade do seu corpo e se superar. Graças à medicina, existem algumas soluções úteis como as próteses mecânicas.

A maioria das próteses tenta imitar o corpo humano, reproduzindo cores, formas e em alguns casos, até a textura da pele, mas não é, esteticamente, a opção de algumas pessoas.

O designer Scott Summit criou um estúdio para fabricar próteses assumidamente mecânicas, transformando um recurso da medicina em uma peça autoral, lembrando algo híbrido, entre homem e máquina.

Com um molde 3D da perna real do paciente, o designer cria a base do novo membro sintético, com base em gostos, histórico e informações pessoais. Todo o design e o material utilizado servem para realizar a combinação entre ergonomia e estética, obtendo resultados incríveis, com visual futurista.

Cada criação é única e o preço varia entre 4 e 6 mil dólares.