O Goethe-Institut promove o projeto Girl Games, que envolve workshops de programação de games dirigidos a mulheres da Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Colombia e Peru
Embora pesquisas demonstrem que a maioria das pessoas que jogam videogames é de mulheres, elas são minoria na produção de games, especialmente nos campos de programação e design. Os videogames são hoje uma mídia onipresente de massa, que molda a vida cotidiana, as visões de mundo e as experiências tanto de adultos jovens quanto de crianças. No entanto, a diversidade de narrativas, personagens, enredos e questões retratadas nos games é bastante limitada em função do caráter homogêneo de seus produtores.
Com o objetivo de acentuar e diversificar a criação de games digitais, o Goethe-Institut, em cooperação com a revista SOFA, vai convidar 12 participantes da América do Sul e da Alemanha para um encontro em São Paulo. Durante um code-a-thon de duas semanas, as participantes irão desenvolver juntas games digitais. O enfoque do workshop está no desenvolvimento de conhecimento na área de programação de games, narrativas digitais e design de games. As participantes serão orientadas por roteiristas de games, bem como por especialistas em games digitais.
O Codeathon acontecerá entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro de 2018 em São Paulo. Devido ao fato de as participantes do workshop serem de diferentes países, a comunicação será feita principalmente em inglês. No entanto, queremos estimular a candidatura de mulheres sem conhecimento avançado do inglês. Como a compreensão dos conteúdos é mais importante que a comunicação oral, intérpretes estarão à disposição das participantes.
O programa cobre:
- Para as participantes de fora de São Paulo: viagens para/de São Paulo (classe econômica);
- Para as participantes de fora de São Paulo: hospedagem durante a permanência em São Paulo;
- Ajuda de custo durante a permanência em São Paulo.
Workshops de seleção:
As participantes brasileiras serão selecionadas no workshop de dois dias com Twine, uma plataforma open-source gratuita com a qual as ideias podem ser estruturadas de maneira simples e rápida, e que permite também a criação e visualização de enredos para jogos digitais. A plataforma é de fácil utilização e serve de apoio não apenas para quem está iniciando, como também a experientes programadoras e desenvolvedoras na criação de ideias para jogos digitais. O workshop será realizado em inglês.
Datas:
Salvador Bahia | Segunda-feira/terça-feira | 9 e 10 de julho de 2018 | das 10h00 às 18h00 |
Sao Paulo | Quinta-feira/sexta-feira | 12 e 13 de julho de 2018 | das 10h00 às 18h00 |
Conteúdo:
- Introdução ao design de games: O que é um bom jogo? Como construir um jogo? Como funciona um playtest?
- Showcase Jogos Femininos e Personagens: visão geral
- Best of Twine: O que é possível fazer com essa ferramenta?
- Introdução às funções básicas do Twine
- Desenvolvimento de protótipos para jogos/prototipagem para Twine
As participantes desenvolverão no workshop as primeiras ideias para os jogos digitais. Um júri escolherá duas participantes para o workshop em São Paulo.
Coordenação do workshop: Christiane Hütter, Rede Invisible Playground, Berlim
Christiane atua na intersecção entre arte, design de games e narrativa (storytelling). Seus trabalhos incluem um amplo leque de formatos – de jogos urbanos, instituições fictícias e formatos participativos no espaço urbano. Ela dá aulas em universidades nas áreas de cinema, artes e games, além de prestar consultoria a diversas instituições sobre temas como games e participação.
Mais informações:
Rede Invisible Playground
Future With Play
Requisitos necessários:
A chamada se destina a mulheres entre 18 e 25 anos. Em particular gostaríamos que, principalmente, se sintam estimuladas a se inscrever, mulheres que ainda não sejam profissionais da área de desenvolvimento de jogos digitais, mas que gostem da ideia de desenvolver jogos em grupos.
Além disso, os seguintes pré-requisitos são necessários para a inscrição:
- conhecimentos básicos em desenvolvimento de games (programação/design de games/arte para games);
- não é necessária a atuação profissional na área de desenvolvimento ou design de games;
- conhecimentos para se comunicar em inglês (pelo menos ter boa capacidade de compreensão)
- disponibilidade de tempo no período de 29 de outubro a 9 de novembro de 2018 para participar do Code-A-Thon
Inscrições:
Clique aqui para obter o formulário de inscrição. Será feita uma seleção entre as interessadas em participar do workshop e logo teremos uma lista definitiva das participantes.