Os paper toys existem há vários séculos, nascendo com a art dos Origami (or-i-GA-me). A palavra baseada nas palavras Japonesa Ori (dobrar) e Kami (papel).
Os paper toys do presente existem por todo o mundo criados por designers gráficos que buscam mais suportes para aplicar as suas criações.
Os paper toys são urbanos mas não só, recriam personalidades conhecidas e fazem nascer da imaginação dos seus criadores personagens novas, sejam pessoas, animais, seres alienados, a imaginação é o limite…
O PaperFreak desta semana é a Galinha Pintadinha…Bom divertimento!
Clique aqui para baixar seu PaperFreak :PaperFreak da semana – Galinha Pintadinha
A Galinha Pintadinha é um projeto infantil criado pelos publicitários Juliano Prado e Marcos Luporini.
Em 28 de dezembro de 2006, a dupla decidiu adicionar uma animação infantil no site Youtube para apresentação a alguns produtores de um canal infantil de São Paulo, pois não teriam como comparecer a reunião. Os executivos não aprovaram o vídeo, e a ideia inicial não vingou. Porém seis meses depois, a dupla, que não havia removido o vídeo do site, percebeu que o número de visualizações estava bastante expressivo, cerca de 500.000.
Percebendo a possibilidade de sucesso, o projeto seguiu adiante então com a criação do DVD “Galinha Pintadinha e sua turma”, que contava com animações em 2D com personagens infantis e músicas de domínio público. O áudio incluia cantigas de várias gerações, como “A Barata”, “Indiozinhos”, “Escravos de Jó” e “Marcha soldado”.
Em 2010, já com o apoio da Som Livre a equipe criou o segundo DVD, intitulado “Galinha Pintadinha 2”. O DVD também incluia cantigas clássicas, como “Atirei o pau no gato”, “Alecrim Dourado”, “Sapo Cururu” e “Se Essa Rua Fossa Minha”.Já no primeiro mês, foram mais de 100 mil cópias vendidas, o que garantiu a premiação com disco de platina duplo.
No ranking criado pela ABPD para o mercado brasileiro de música, o segundo DVD do projeto foi o 6º DVD mais vendido em 2010 , e o 17º mais vendido de 2011.
Com o sucesso dos DVDs, nos últimos tempos o projeto também se focou na venda de outros produtos como pelúcias, jogos, livros e aplicativos para smartphones.
Além do show lúdico “Galinha Pintadinha Turnê Oficial” , o projeto também chegou ao palco dos musicais, com o “Galinha Pintadinha o Musical” .O Musical conta com a direção de Ernesto Piccolo, que já foi indicado duas vezes para o prêmio Shell.
Hoje em dia, o clipe que deu início a tudo já foi visto mais de 80.000.000 de vezes. O site oficial calcula que o número de visualizações totais no YouTube passa de 300.000.000. A equipe também divulga que já foram vendidos mais de 450 mil DVDs oficiais, o que resultou no recebimento de dois discos de platina triplo.