Com um símbolo de uma fênix no lugar do famoso navio de piratas, o site mas famoso de torrentes para download, The Pirate Bay, voltou ao ar em seu domínio oficial no sábado, 31/01/2015, sete semanas após ter 50 servidores apreendidos pela polícia sueca.

Segundo outro site para torrentes, o Torrent Freak, a perda ao acervo de links para arquivos do site parece ser mínima. Após permanecer por duas semanas fora do ar, o domínio retornou exibindo uma bandeira pirata.

Após isso, uma série de novidades apareceram na página, até mesmo um código que continha o endereço de uma compilação de cenas em que o ator Arnold Schwarzenegger dizia a frase “I’ll be back” (“Eu voltarei”, em inglês).

Após isso, o site exibia um contador que terminava em 1º de fevereiro, mas a baía dos piratas retornou um dia antes do previsto.

Mas algumas coisas mudaram. Existem links para torrents de séries protegidas por direitos autoriais no The Pirate Bay, como Breaking Bad. O motivo da apreensão dos servidores pela polícia sueca foi a infração de direitos de estúdios de TV e cinema.

Nesta semana, o site TorrentFreak informou que alguns dos principais membros da equipe do The Pirate Bay se demitiram após problemas internos entre os membros e que planejam lançar uma segunda versão da página. “O lançamento que irá acontecer em 1º de fevereiro não é nosso, até seria, mas um idiota decidiu acabar com a equipe do TPB. Ele acha que um site pode ser administrado sem equipe e conseguir lidar com problemas internos”, segundo WTC-SWE, um dos antigos líderes da última versão do TPB.

Nenhuma equipe do site de torrents se manifestou até o momento.

IsoHunt – Poucos dias depois do The Pirate Bay sair do ar, o IsoHunt lançou sua própria versão do site, usando um mirror para o antigo acervo.

O grupo responsável pelo IsoHunt anunciou que iria doar 100 mil dólares para os internautas que mais ajudassem na criação da sua versão do The Pirate Bay. Não se sabe se o plano será mantido.

PIRATEBAY