A galeria dos vilões do Batman é uma das maiores e mais variadas dos quadrinhos. Todos conhecem o Coringa, Charada, Mulher-Gato, que nos cinemas e quadrinhos ganham cada vez mais complexidade. Mas para ter tantos acertos, Bill Finger e Bob Kane também tiveram uns tropeços.  Um deles só é lembrado por ter sido responsável pela origem da famosa “moeda gigante” da Batcaverna.

Joe Coyne, também conhecido como O Ladrão de Moedas (Penny Pumblerer no inglês), é um dos vilões mais bobos do universo do Homem-Morcego.

A sua origem é contada na World’s Finest número 30 de 1947. Na edição ficamos sabendo que ele entrou para o crime por ter ficado desempregado brincando com moedas no trabalho, e acabou sendo preso logo no seu primeiro assalto por causa de umas moedinhas, única coisa que a loja tinha na caixa registradora.

Ficando cada vez mais obcecado com seu azar envolvendo moedas, ele fez o seu juramento na cadeia que iria se vingar das moedas para sempre!

tumblr_oovpt3GDAt1vuj86no1_400.jpg

“Copper Pennies” No inglês copper é cobre e material para fabricar moeda, mas copper também serve para descrever policiais (cops). O vilão então faz um trocadilho que irá pagar moeda por moeda e seu símbolo será moedinhas. (?!)

Uma vez solto, ele vira dono de uma companhia de caça-níqueis como fachada pars seus crimes e começa sua carreira com a mesma temática, usando bombas difarçadas de porta-moedas e roubando colecionadores numismáticos (moedas).

A obsessão do criminoso chamou a atenção do Morcego, que viu em uma exposição de um item valioso de colecionador, um antigo Selo de Um Centavo, uma oportunidade de pegar o criminoso. Foi aí que conheceríamos a moeda gigante que faria parte da Batcaverna!

Pennyplunderer.jpg

Primeira página já mostrava a moeda gigante protegendo os heróis.

No evento, Coyne (trocadilho com Coin que é moeda no inglês) foi impedido de praticar o crime graças à moeda gigante, mas escapou deixando sua gangue para trás. Eles acabaram informando a localização do vilão. Encurralado, Coyne tentou chamar ajuda, mas o telefone não aceitava suas moedas.

26PennyPlunderers13.jpg

Traído por moedas!

Para simbolizar sua vitória, Batman leva a moeda para a Batcaverna como um souvenir (Na história um membro da Trindade DC foi derrubado duas vezes por um saco de moedas, nada a se orgulhar). 

Graças a Crise nas Infinitas Terras, essa história não é mais canônica e a origem da Moeda Gigante fica mais assimilada com a imagem do Duas-Caras, mais obcecado com a sorte que com a moeda em si, mas os fãs do morcego nunca vão esquecer do quão piradas eram essas histórias da Era de Ouro.