O American Film Institute, organização independente criada pela Doação Nacional para as Artes dos EUA, divulgou a sua tradicional lista dos melhores filmes e séries de TV do ano. O instituto não faz o ranking de forma numeral, apenas libera os vencedores da eleição, sem ordem de preferência.

Lista dos melhores filmes e séries de 2012 do American Film Institute

Melhores de 2012 na opinião do American Film Institute:

Melhores Filmes

Argo
Indomável Sonhadora
Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Django Livre
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln
Moonrise Kingdom
O Lado Bom da Vida
Zero Dark Thirty

Melhores Séries de TV

American Horror Story
Breaking Bad
Game Change
Game of Thrones
Girls
Homeland
Louie
Mad Men
Modern Family
The Walking Dead

O American Film Institute (Instituto Americano do Cinema), mais conhecido como AFI, é uma organização independente criada pela Doação Nacional para as Artes, plano estabelecido em 1967pelo então presidente dos Estados Unidos, Lyndon B. Johnson.

George Stevens Jr. foi o primeiro diretor da organização. Em 1980, Jean Picker Firstenberg se tornou a diretora da organização, posição que é dela até os dias de hoje.

O AFI é especializado em treinar novos diretores em seu conservatório, e na preservação de filmes antigos — submetidos à degradação. Apesar de seu nome, o AFI não se foca exclusivamente no cinema, mas também na televisão e em vídeos.

Em 1973, o AFI começou a conceder seu famoso prêmio, o AFI Life Achievement Award.

Em 1998, com o 100° aniversário do cinema norte-americano, o AFI começou a formular suas famosas listas do AFI de 100 Anos…, celebrando, promovendo e falando da importância do cinema americano.