Tecnologia inovadora da Lenovo possibilitou extrair cerca de 42 quilowatts por rack em um data center de 22 anos

A abordagem colaborativa e contínua da Lenovo abriu caminho para a parceira DreamWorks Animation equipar seu data center com um cluster HPC com Neptune Liquid Cooling projetado para atender às necessidades atuais e antecipar as futuras.

 

No começo de 2021, a empresa enfrentou um desafio. O data center da DreamWorks já tinha completado 22 anos, deixando-os com problemas de espaço e restrições de energia. A equipe sabia que precisava de tecnologia que agregasse mais eficiência para permanecer na vanguarda da tecnologia de animação CG que impulsiona seu setor — sem uma grande reformulação.

 

Líder da indústria por trás de inúmeras franquias de animação inesquecíveis, a DreamWorks Animation tem ambições de contar histórias que se tornam maiores e mais ousadas a cada projeto. A computação de alto desempenho é fundamental para renderizar essa visão ousada, especialmente em um setor que está constantemente correndo para mostrar ao público algo novo.

 

(from left) Thunk Crood (Clark Duke), Sandy Crood (Kailey Crawford) and Gran (Cloris Leachman) in DreamWorks Animation's

Cortesia da DreamWorks Animation

Cientes da impossibilidade de ampliar o espaço físico, a DreamWorks via como improvável conseguir mais energia, e a capacidade de fazer mais trabalho com os mesmos watts era cada vez mais crítica. As opções de refrigeração líquida da Lenovo, permitiram obter mais densidade e muito mais núcleos sem precisar fazer grandes reformas.

 

Com o Neptune Liquid Cooling e o cluster de computação de alto desempenho da Lenovo, a DreamWorks pode aumentar a quantidade de energia consumida por metro quadrado do data center existente em mais de cem vezes. Além disso, a Lenovo disponibilizou um parceiro para atender às necessidades da companhia em todas as etapas, desde componentes de preparação até ajustes no local e ajustes pós-instalação.

 

“As mudanças atuais suportam fluxos de trabalho aprimorados, permitindo aos artistas mais interatividade enquanto trabalham para imaginar novos mundos. Como o renderizador da DreamWorks Animation, MoonRay, pode ser dimensionado para usar núcleos em várias máquinas, mais potência significa mais possibilidades. Isso significa, por exemplo, que coisas que levariam minutos ou até horas são renderizadas em tempo real.”, explica Claudio Stopatto, country manager da Lenovo ISG no Brasil.

 

Two people holding cables as they install the servers for DreamWorks Animation

Cortesia da DreamWorks Animation

A equipe resolveu todos os problemas, desde o projeto do melhor caminho para a água chegar ao novo trocador de calor de resfriamento (CDU) até a execução desse plano para as entranhas do edifício e a integração das novas adições ao sistema de gerenciamento do edifício.

 

Todo detalhe era importante para uma solução personalizada, desde a instalação de hardware à prova de terremotos até o ajuste fino do sistema e a supervisão do processo de tratamento de água. Essa compreensão profunda ajudou a acomodar habilmente as mudanças de última hora.

 

With Lenovo's Neptune liquid cooling system, water from existing sources is harnessed to cut power consumption by a third.

Cortesia da DreamWorks Animation

A pandemia global adicionou uma camada sem precedentes de desafios. A Lenovo atendeu às regras que limitam a capacidade no data center ao inovar com novos procedimentos: quando surgiram problemas de firmware, por exemplo, a Lenovo inventou um processo que permite que as fontes de alimentação sejam substituídas pelo cluster ainda em execução, eliminando o tempo de inatividade.

 

Person wearing a mask while installing new Lenovo systems for DreamWorks Animation

Cortesia da DreamWorks Animation

Em uma semana de inicialização, os novos sistemas estavam renderizando trabalhos de produção. A DreamWorks viu um aumento de 20% no desempenho do cluster Neptune em comparação com os servidores refrigerados a ar tradicionais em seu farm de renderização, graças em parte à tecnologia de resfriamento líquido que atenuou o afogamento devido ao superaquecimento. Com a mudança, foi possível extrair cerca de 42 quilowatts por rack em um data center de 22 anos.

 

Parceria de inovação de estação de trabalho

 

A DreamWorks Animation também selecionou a Lenovo como seu parceiro de inovação de estação de trabalho para fornecer a potência e o desempenho de ponta necessários para dar vida aos seus próximos filmes de animação. Essa colaboração fortalece ainda mais a parceria das empresas, pois expande o papel atual do líder em tecnologia como parceiro de inovação de data center da DreamWorks.

 

Como parte desse acordo de vários anos, a DreamWorks está implantando estações de trabalho Lenovo, incluindo ThinkStation P620 e ThinkStation P920, em todos os departamentos para o desenvolvimento de conteúdo e personagens, incluindo o lançamento do próximo filme do estúdio, “The Bad Guys”, cujo lançamento está previsto no Brasil para 17 de março deste ano.

 

Person sitting at desk with multiple monitors and a Lenovo workstation, using a large tablet/touchscreen

Cortesia da DreamWorks Animation

Além do Lenovo ThinkStation P620, o DreamWorks Animation também poderá tirar proveito da estação de trabalho de processador duplo mais avançada da Lenovo, o ThinkStation P920. Construído com a última geração de processadores Intel® Xeon®, o desempenho extremo da estação de trabalho ajudará a DreamWorks a acelerar seus fluxos de trabalho mais desafiadores em um ambiente de estúdio de produção.

 

“A extensão dessa parceria segue o lançamento de uma nova infraestrutura de computação local da Lenovo projetada para transformar o data center da DreamWorks em um centro de operações de alto desempenho, ultraescalável e sustentável para toda a sua criação de conteúdo.”, explica Ricardo Bloj, presidente da Lenovo no Brasil.

 

Com a demanda do consumidor por conteúdo animado premium em alta, a DreamWorks Animation encontrou na Lenovo soluções de estação de trabalho inovadoras que pudessem acompanhar suas ambições cada vez maiores, fluxos de trabalho cada vez mais complexos e cronogramas de produção mais rápidos. Projetadas para alta produtividade, as estações de trabalho Lenovo são projetadas para potência, desempenho e confiabilidade líder do setor que permitem aos artistas dar vida às suas ideias criativas.

 

Desde modelagem 3D, rigging, superfície e simulações até animação de alto desempenho e criação de renderizações hiper-fotorrealistas, os especialistas, artistas e engenheiros da DreamWorks Animation aproveitam os recursos de computação de alto desempenho. Ao confiar na flexibilidade e nas plataformas à prova de futuro que as estações de trabalho da Lenovo oferecem, a equipe da DreamWorks pode se concentrar em suas ambições criativas sabendo que está equipada com a tecnologia de classe mundial necessária para atender a esses fluxos de trabalho complexos – agora e nos próximos anos.

 

Para mais informações clique aqui e aqui.