O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão dos portadores de Down na sociedade.

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças.
Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.

Origem do Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março (21/03), fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas portadoras da Síndrome de Down.

A data foi escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra.

O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

Veja aqui a programação no Brasil todo, em comemoração ao dia 21 de Março, Dia Internacional da Síndrome de Down.

Essa data é utilizada para reafirmar conquistas e pensar em políticas públicas que possam contribuir para que as pessoas com síndrome de Down possam exercer a cidadania plenamente.

O tema de discussão desse ano é “Minha Voz, Minha Comunidade”. A definição desse tema serve para nortear as ações que devem acontecer no mundo todo. O assunto definido busca ampliar a discussão da inserção da pessoa com síndrome de Down na participação das políticas e ações governamentais. A proposta é de que se avaliem as principais propostas voltadas para as pessoas com SD e se realmente é garantida a inclusão efetiva dessas pessoas.

Outro ponto levantado pela campanha é de se pensar como os defensores podem se envolver efetivamente nesse processo, desde campanhas na mídia, até a defesa política direta.

A capacitação das pessoas com síndrome de Down na defesa si próprias e a definição de ferramentas facilitadoras são também sugestões a partir do tema.

 

  1. Mais informações sobre a discussão: https://worlddownsyndromeday.org/wdsd-2017

Programação dos eventos do Dia Internacional da Síndrome de Down em 2017

SUDESTE
SÃO PAULO – SP
> Dia 19 de março às 7h
Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos no Estádio Pacaembu
Mais informações: https://www.facebook.com/events/253493078418920/

> Dia 21/03 das 8h às 18h no Centro Universitário UniÍtalo.
1ª edição do encontro Cuidando de Quem Cuida
Com a presença da Prfª Dra. Júlia Serpa Pimentel, falaremos da importância do cuidado para com a família e com o cuidador da pessoa com deficiência para que valores como inclusão e autonomia aconteçam de maneira real, eficiente e efetiva.
Realização: Instituto Empathiae
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

> Dias 24 e 25 de março
7º Simpósio Internacional da Síndrome de Down na Sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência- Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 (ao lado do Memorial da América Latina).
Mais informações: www.sindromededown.com.br
Contato: [email protected]

> Dias 23 e 24 de Março das 17h às 20h
4o Encontro de Atenção à Síndrome de Down – Palestras científicas de diversas áreas da saúde, voltadas para público variado quanto a nível de formação e área de atuação. Serão abordadas questões como Fonoaudiologia, Estigma, Placas Palatinas, Saúde Mental, Autonomia e Sexualidade, Musicoterapia. Apoio de projeto voltado para SD, neste ano do Instituto Alma de Batera, com palestra sobre o instituto e apresentação do grupo no encerramento do evento.

Organização: Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Profa. Dra. Sandra Cristina Fonseca Pires – [email protected]

Mais informações: https://www.sympla.com.br/4-encontro-de-atencao-a-sindrome-de-down__120213

CAMPINAS – SP

> Dia 19/03 as 9h00 na Praça Arautos da Paz.
6ª Caminhada pela Inclusão
Parceira Fundação Síndrome de Down e CEESD
As camisetas estão à venda por R$ 25,00
Mais informações pelo telefone 19 3790- 2818

> Dia 20/03 das 09h00 ao meio dia
Palestra ‘Linguagem e fala: perspectivas e possibilidades’
Local: Fundação Síndrome de Down – Rua José Antonio Marinho, 430 – Barão Geraldo
GRATUITO – Para fazer inscrição envie e-mail para [email protected] até 17/03
Mais informações: 19 3790-2818

PIRACICABA – SP

> Dia 18, às 16 horas, no Parque da Rua do Porto, VII TRICNIC. O evento demonstra na prática que toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora. O tricnic é sempre uma oportunidade para a sociedade piracicabana conviver com crianças, jovens e adultos com a Síndrome de Down através das atividades programadas.
> Dia 18 às 17 horas, acontece o lançamento do Projeto “Bora lá?!!”, que ocorre na beira do lago do Parque da Rua do Porto. O objetivo do projeto é a amizade, convivência e lazer para adolescentes, jovens e adultos.
> Dia 20, às 14 horas, o Espaço PIPA em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) realiza aula inaugural do Grupo de Iniciação Profissional, integrando o Programa de Inclusão Profissional para pessoas com Síndrome de Down. A noite, a comunicadora social Luciana Bettiol usará a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba para falar sobre o tema: “Dia Internacional da Síndrome de Down – Observância das diretrizes de Atenção a pessoa com Síndrome de Down do Ministério da Saúde na rede de Piracicaba”.
> Dia 30, com início da primeira turma às 08h30 e às 13h30 da segunda turma, no Sest/Senat Piracicaba, o pedagogo e mestrando em educação pela Unicamp Daniel Nascimento, realiza um programa de formação para profissionais da educação. Intitulado como “Reflexões sobre Educação Inclusiva”, o evento terá 10 encontros e o público alvo serão diretores, coordenadores pedagógicos, professores da rede regular de ensino e professores de educação especial de todos os níveis com o objetivo de discutir e apresentar conceitos e problemas relativos à educação para todos.
Organização: Espaço Pipa
https://www.facebook.com/associacaodown/

ITATIBA – SP

> Dia 18 de março de 2017 das 8:00 às 18:00
Life Down Comunidade”. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do voluntariado. A proposta do “1º Life Down Comunidade” é estimular a troca de experiências entre a organização social e as pessoas com síndrome de Down. Neste dia, organizados em grupos, os voluntários irão até a Vila Jovem – Organização Social Sem Fins Lucrativos, que tem como objetivo o acolhimento de adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social e realizarão diversas ações, tais como: a manutenção, pintura e/ou faxina, realização de palestras, entretenimento, campanhas de arrecadação, lanche entre outras iniciativas.

SOROCABA – SP

> 19/03 – Domingo as 10:00 hs. – Manhã Festiva com atividades na pista de Caminhada do Campolim.
> 23/03 – Quinta as 19:00 hs. – Sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba com homenagens e diversas apresentações dos downs.
> 26/03 – Domingo as 12:30 hs.- Realização do 11º WDSD de Sorocaba com almoço, apresentações, atividades para os pequenos e muita troca de experiências entre os pais.
Realização: Felicidade Down – Contato 15 3221.4377

RIBEIRÃO PRETO – SP

> Dia 25/03 das 14h às 17h
Evento em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de Março) que serão abordados temas como a Autonomia e Emancipação da Pessoa com Deficiência Intelectual, no qual teremos a participação dos jovens com Síndrome de Down falando sobre suas vidas – experiências diversas na família, na trajetória acadêmica e no mercado de trabalho, além de outros convidados.
Realização: Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto – Ribdown
Mais informações: (16) 3013-5667 | www.ribdown.org.br

JUNDIAÍ – SP
> Dia 21/03 das 8h às 11h
‘Vamos conversar? Não somos diferentes! Fazemos a diferença!’
Local: Complexo Esportivo Dr Nicolino de Lucca (Bolão) – Rua Rodrigo Soares de Oliveira, Anhangabaú, Jundiaí/SP
Organização: Centro de Atendimento à Síndrome de Down Bem-Te-Vi.

RIO DE JANEIRO – RJ

> Dia 26 de março das 9h às 12h
1º CaminhaDown Zone Norte RJ do grupo Trissomia do Amor 21
Local: Praça Aquidauana em Vicente Carvalho. Concentração ao lado do Quiosque Flores.
Para mais informações acompanhe: https://www.facebook.com/atrissomiadoamor21/

> Dia 18/03 das 9h30 as 11h, na sala de Cinema/Auditório do Jockey Club Brasileiro – R. Maria Ribeiro, 410 – Lagoa (Acesso pela Autoestrada Lagoa-Barra).
Instituto JNG convida você para assistir o lançamento do vídeo promocional da campanha “Juntos, podemos morar sozinho” e celebrar o dia internacional da síndrome de Down (21 de março) e o dia internacional do autismo (2 de abril).
Após a apresentação do vídeo, haverá um debate com a participação especial da Prof. Ana Magaly Madrigal Lizano, da Universidade da Costa Rica, a Prof. Catia Walter da UERF e Flavia Poppe, Diretora do Instituto JNG, com apresentação e realização da pesquisa “Adesão ao Conceito de Moradia Independente”, que está sendo desenvolvida para definir o perfil das primeiras moradias independentes brasileiras para pessoas com deficiências, baseadas no modelo inglês que inspira o Instituto.
Vagas limitadas! Confirmação de presença através do e-mail [email protected], indicando nome dos participantes interessados e RG
Realização: Instituto JNG

BELO HORIZONTE – MG

> Dia 19/09 a partir das 9h
5ª Caminhada Up and Down na Barragem Santa Lúcia (Av. Artur Bernardes)
Realização: Instituto Mano Down
Para mais informações acompanhe: https://www.facebook.com/manodown/

VITÓRIA – ES
> Dia 14 de março de 2017 das 8h30 às 18h00
Palestra Cuidando de quem Cuida – I Road Show Empathiae – no Auditório da sede da Unimed Vitória, Av. César Hilal, 700 – Bento Ferreira.

CENTRO-OESTE

BRASÍLIA – DF

> Dia 19/03 das 9h às 13h – Caminhadown DF 2017, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade.

> Dia 20/03 às 10h no Plenário da CLDF. Sessão Solene em Comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

> Dia 21/03 às 14h – Ato Público pelo Dia Internacional da Síndrome de Down e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Realização: Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – FBASD

> Dia 21/03 a partir das 9h – Ir e Vir com Independência – Empoderamento de Pessoas com Síndrome de Down, no Senado Federal.
Pessoas com síndrome de Down falam sobre como conquistaram a autonomia na vida profissional e pessoal.
O evento também terá a apresentação do software “Participar”, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), que auxilia na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual além de apresentações culturais: dança, teatro e exposição fotográficas.
Organização: Senador Romário e Sindilegis.
Mais informações: http://www.romario.org/news/all/romario-promove-seminario-no-dia-da-sindrome-de-down/

SUL

CURITIBA – PR

> Dia 18/03 no Salão de Atos, Parque Birigui
das 13h30 às 18h – DJ e Cartunista, Palestra com Des. Ricardo, “Atenção à Saúde e Direito das Pessoas com SD”, Talento show com Saxofonista Ana Carolina e o Prof. Raul Valente, Show com o João Follmann e Lanche
das 14h às 15h15 – Oficinas: Crianças e Jovens
Barracas – com exposição do Ateliê Criação, do HC, do Nascer Down, Reviver e Cultural
> 21/03 das 9h às 16h30 – Barrada da Reviver com muita informação sobre a SD

Mais informações: https://www.facebook.com/ReviverDown/

FLORIANÓPOLIS – SC

> Dia 21 de março – 7h30 na Assembleia Legislativa de Florianópolis.
V Seminário e IV Jornada de Atualização em Síndrome de Down.
O evento é gratuito, basta fazer a inscrição pelo link:http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos
Organização: Associação Amor pra Down e FECASD

PELOTAS – RS

IV Semana da Síndrome de Down:
> 21/03 as 9h – Caminhada Down, concentração no Largo do Mercado Público (veste tua camiseta branca e vem conosco divulgar as capacidades das pessoas com Síndrome de Down!)
19h – Auditório da Faculdade de Medicina – Roda de Conversa 1: Dr. Gilberto Garcias ( Médico geneticista), Drª. Luise Marques (Fonoaudióloga) e Drª. Jaqueline Caldas (Gastropediatra).
> 22/03 as 19h – Auditório da Faculdade de Medicina – Roda de Conversa 2: Sônia Buzetto (Fisioterapeuta/Estimulação Precoce), Fabrício Borges (Educador Físico), e Simone Peverada (Programa Jovem Aprendiz)
> 23/03 as 19h – Auditório da Faculdade de Medicina – Roda de Conversa 3: Carla Belém (Psicopedagoga), Profª. Drª Gilsenira Rangel (Faculdade de Educação) e Roberta Duarte (Pedagoga)
> 24/03 as 19h – Auditório da Faculdade de Educação/UFPel – Apresentação de trabalhos do Grupo NEPEIN (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Inclusão):
1. Percepção de Jovens com Síndrome de Down acerca do processo de inclusão na educação regular, Roberlânia Moura.
2. Percepção de Adultos com Síndrome de Down sobre a vida em sociedade, Priscila Barbosa.
3. O pensamento lógico-matemático em jovens com Síndrome de Down, Maiara Kringel.
> 26/03 as 15h30, no Parque da Baronesa – 3º Piquenique do Afeto com Rodas de conversas e atividades para as crianças
> 27/03 as 19h – Auditório da Faculdade de Educação/UFPel – Apresentação de trabalhos do Grupo NEPEIN:
1. Atribuições do professor do atendimento educacional especializado na Educação Inclusiva, Rafaela Oliveira.
2. Os processos de Avaliação na Educação Inclusiva, Tamires Goulart.
3. Percepção dos Colegas sobre as crianças com deficiências, Gabriela Leal.
4. Contribuição do Projeto Novos Caminhos na formação de estudantes de Pedagogia, Thaiany Rosa.
> 28/03 as 19h – Auditório da Faculdade de Educação/UFPel: Tenho um aluno com Síndrome de Down. E agora? Equipe Novos Caminhos/NEPEIN/FaE/UFPel.
> 29/03 as 19h – Auditório Faculdade de Medicina/UFPel – Encerramento – Palestra com Alex Duarte, autor do livro “Cromossomo 21”,

Promoção: Super Mães 21 e Projeto Novos Caminhos – Faculdade de Educação/UFPel

NORTE
MANAUS– AM
> Dia 25/03, das 8h às 12h
Palestra de Avaliação sobre Inclusão Escolar e Desenvolvimento da Fala, no auditório da FIEAM.
Inscrição: R$ 50,00
Adesão e informações: 98123-6060
Realização APADAM

RIO BRANCO – AC

> Dia 21/03 das 8h às 11h30
I Seminário sobre Síndrome de Down-Acre
Local: Auditório do Centro de Especialidades da Unimed – CEU, R. José de Melo, 369 – Bosque (ao lado do Pet Shop Quatro Patas)
Mais informações: (68) 99986-4311 | [email protected]
Organização: Família Down Acre

NORDESTE
MACEIO – AL
> Dia 18 de março de 2017 das 8:00 às 18:00
Life Down Comunidade”. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do voluntariado. A proposta do “1º Life Down Comunidade” é estimular a troca de experiências entre a organização social e as pessoas com síndrome de Down. Neste dia, organizados em grupos, os voluntários irão até o Orfanato Deus Proverá – Este orfanato recebe crianças vítimas de violência doméstica e realizarão diversas ações, tais como: a manutenção, pintura e/ou faxina, realização de palestras, entretenimento, campanhas de arrecadação, lanche entre outras iniciativas.

> Dia 19/3 – 10h
É o Amor que faz a Diferença.
Encontro das famílias de pessoas com Síndrome de Down na orla de Maceió, animada com a apresentação da banda infantil Cazuadinha.
Organização: Instituto Amor 21
Local: Av. Silvio Viana – Ponta Verde – Maceió – Alagoas
Contato: [email protected]

SALVADOR – BA
> Dias 18/3 e 19/3 das 7:30 às 10:30 hs
Campanha “SOMOS ILIMITADOS”
A Ong NICHO DOWN BAHIA junto com o CEEBA-BA (Centro de Educação Especial da Bahia) estará no Farol da Barra nos dias 18 e 19 de março com banners e Painéis, dando informação à sociedade civil para desmistificar a Síndrome de Down. A sociedade terá a oportunidade de fazer uma “seilf instagram” ou “placa foto” em pro da inclusão, mostrando a “arte de viver”. Irão interagir com a sociedade no principal ponto turístico de Salvador. Nicho Down Bahia mostrará ao Brasil e ao Mundo que pessoas com Síndrome de Down tem um potencial enorme, “são Ilimitados”.
Organização: Nicho Down Bahia
Local: Farol da Barra – Salvador – BA
Contato: [email protected] | Celular: (71) 99373 2121
LInk Evento: https://www.facebook.com/events/224921014646849/

” O QUE FAZ VOCÊ DIFERENTE SÃO SUAS ATITUDES ”
Realização: SERDOWN e APAE
> Dia 21/03 – Panfletagem pela CLN no pedágio da Estrada do Coco e Apresentações dos alunos da APAE, no center Lapa – praça de Alimentação, às 11h15 e 18hs;
> De 20/03 à 31/03 – Exposição fotográfica no CENTER LAPA (20 a 31 de março ) no 3º piso;
> Dia 23 às 10 hs – Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Salvador

ITABUNA – BA
> Dia 17 de março às 17h30
Seminário A produção do conhecimento: Oportunizando o presente na construção de novos caminhos.
Realizada pelo Núcleo Aprendendo Down e Universidade Estadual de Santa Cruz. Informações: [email protected]

RECIFE – PE

> Dia 18.03 das 9 às 14 h
FAZENDO ACONTECER Ano 2
No próximo sábado, no Econúcleo do Parque da Jaqueira, no Recife, será realizado o Fazendo Acontecer Ano 2, um grande piquenique inclusivo, com apresentações de dança, folclore, música, teatro e mais uma série de atrações em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down.
Organizado pelo grupo Fazendo Acontecer, composto por familiares de pessoas com a trissomia do 21, o evento reunirá grupos que buscam a inclusão, entre os quais a Aspad, Apae, Apabb, Associação Novo Rumo, Down+, Formação de Ballet Jeane Barbosa,Integrarte, Projeto Encontro, REC Down e Centro Esportivo Santos Dumont, Ilana Ventura, Banda Mini Rock e Heróis PE.
Além das apresentações culturais, haverá oficina de cup cake, exposição de fotos de Lucas Evaristo, distribuição de bolos saudáveis, espaço beleza(com limpeza de pele, maquiagem e corte de cabelos masculinos), exposição e venda de artesanato produzido pelos alunos da APAE e de sacolés e bolos confeccionados pela ONG Partilhar.
Link do evento:https://www.facebook.com/Fazendo-Acontecer-193585177676617/?fref=ts

OLINDA – PE
> Dia 21 de março, às 17h30 na Facho Olinda.
Inclusão é Possível. Distribuição de panfletos sobre a Trissomia do 21, Exposição Fotografica do Turismólogo Bruno Ribeiro, Exibição da Websérie Cromossomo 21 e Apresentação da Bailarina Amanda Lima.

JOÃO PESSOA – PB

O Governo do Estado da Paraíba, através da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD promove a Semana da Síndrome de Down, envolvendo as famílias, usuários(as), profissionais, estudantes e Entidades de e para Pessoa com Deficiência, com atividades diversas com o tema central: “Minha voz, minha comunidade: o direito das pessoas com Síndrome de Down de falarem, serem ouvidas e influenciarem as políticas e ações governamentais para serem totalmente incluídas na comunidade”.
Local: FUNAD
> Dia 21/03 – A Balada 21 no auditório Antonio Paulino
> Dia 22/03 as 8h30 – III Seminário sobre a Síndrome de Down no auditório Jimmy Queiroga
· Exibição do Vídeo Institucional: Síndrome de Down em foco;
· Exposição de Fotos com usuários com Síndrome de Down do Fotógrafo João Lucena Lira.

NATAL – RN

> Dia 23/03 ás 18h na Câmara dos Vereadores
Sessão Solene em Homenagem ao dia Internacional da Síndrome de Down
> Dia 24/03 às 8h no Ministério Público do Trabalho
Palestra: Empregabilidade das pessoas com deficiência
> Dia 26/03 às 14h na Cidade da Criança
Grande Encpntro das pessoas com Síndrome de Down, família e amigos: Contando estória, Balada Down, Recreação.
Realização> Associação Síndrome de Down / RN
Mais informações: https://www.facebook.com/associacaosindromededownrn/