O Globo de Ouro 2022 não vai passar na TV norte-americana, pois a NBC, emissora que transmite a premiação desde 1993, informou que não vai fazer a transmissão em 2022. A informação é do Deadline.

Globo de Ouro sofre represálias por causa de escândalo de racismo e corrupção 3

A NBC tomou esta decisão por causa de um escândalo de racismo e corrupção envolvendo a HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood), que organiza o Globo de Ouro.

Uma matéria do jornal Los Angeles Times revelou, em fevereiro deste ano, que a HFPA não tinha membros votantes negros, e que muitos dos jornalistas integrantes da organização recebiam “propinas” de estúdios ( viagens, hospedagens em hotéis de luxo, dinheiro), uma forma antiética de tentar influenciar votos na premiação.

Depois das acusações, a organização do Globo de Ouro propôs algumas ações para tornar o seu quadro de votantes mais diverso, mas  organizações ativistas como o Time’s Up criticaram as medidas como insuficientes.

Antes mesmo do anúncio da NBC, a HFPA já havia perdido o apoio de três dos principais produtores de conteúdo de Hollywood: os serviços de streaming Netflix e Amazon Prime Video, e o estúdio WarnerMedia, que romperam com a organização do Globo de Ouro (não participarão de eventos especiais ou farão campanhas para a premiação, embora suas produções ainda possam ser indicadas e vencer a estatueta).

Outra represália veio do astro Tom Cruise, que devolveu seus três prêmios conquistados pelos sucessos “Nascido em 04 de Julho”, “Jerry Maguire” e “Magnólia”.