O aguardado “The Batman”, com Robert Pattinson como Homem Morcego e direção de Matt Reeves, estreia nos cinemas nacionais, depois de sofrer atrasos devido a pandemia (o próprio Pattinson ficou doente)

A polêmica em torno do filme surgiu desde que houve a mudança do ator e diretor Ben Affleck como Homem Morcego do filme solo do personagem, que foi substituído pelo Robert Pattinson, que com a direção de Matt Reeves (Cloverfield Monstro e Planeta dos Macacos), trouxe um Batman mais novo, no segundo ano de sua guerra contra o crime.

O filme apresenta um­ Batman em formação, ainda inseguro e não tão preparado, com dúvidas sobre sua missão e seu papel em Gotham. A dinâmica entre Bruce e Alfred é diferente de tudo que foi visto no cinema, apresentando desconfiança e ressentimento por parte de Bruce. Todo o arsenal, tanto de equipamentos quanto de habilidades do personagem está sendo construído, mostrando Batman muitas vezes fragilizado em sua luta.

Alfred e Gordon são bem explorados, mostrando facetas não abordadas em outras produções, como o lado de ex agente secreto do Mi-5 e a capacidade de Gordon de controlar a impulsividade do Batman.

A Mulher Gato parece saída da HQ Ano Um, de Frank Miller, uma personagem poderosa, forte, destemida, que não esmorece frente ao Batman, entrando em combate físico com ele em diversos momentos do filme.

O grande destaque fica para o Charada de Paul Dano, que traz a versão definitiva do personagem, apresentando uma faceta assustadora, um psicopata cruel, calculista e que faz tudo para atingir seus objetivos.

Com inspirações como “Seven” e “Zodíaco”, e referências diretas dos quadrinhos e animações do Cavaleiro das Trevas, o filme também presta homenagem ao seriado de 1966, trazendo uma versão “realista” do Batman, até mais do que “Cavaleiro das Trevas” de Christopher Nolan.

The Batman” é um filme hérmetico, isolado do DCEU. Este Batman não mostra possibilidade de coexistir com meta humanos, reforçando a ideia de apresentar a bat família, criando um batverso.

Esta versão do personagem não se sobrepõe às outras (não substituindo o Batman do Affleck, por exemplo) mas soma-se ao panteão dos grandes Batman do cinema.

Um grande filme, melhor exemplo de cinema com “C” maiúsculo!

The Batman na HBO Max

Embora a Warner  não tenha dado uma declaração oficial sobre o lançamento no HBO Max, o CEO da WarnerMedia, Jason Kilar, já forneceu a data de estreia de The Batman no streaming. Durante participação no Recode Podcast, ele afirmou que o longa será lançado na HBO Max 47 dias após seu lançamento nos cinemas, em 03 de março. Embora a resposta não seja direta, ela traz a data de lançamento para 19 de abril de 2022.