D’Artagnan que inspirou o personagem de Alexandre Dumas em “Os Três Mosqueteiros” realmente existiu e, de fato, arqueólogos acreditam ter encontrado seus restos mortais 353 anos após sua morte, segundo a BBC!
Quem foi:
Charles de Batz de Castelmore, conhecido como Conde d’Artagnan, era um nobre gascão e mosqueteiro francês que serviu fielmente ao rei Luís XIV (o “Rei Sol”).
Morte Real:
Ele morreu em 25 de junho de 1673, durante o Cerco de Maastricht, na Holanda, atingido por uma bala de mosquete na garganta.
A Descoberta: Restos mortais, possivelmente os dele, foram encontrados sob o piso da Igreja de São Pedro e São Paulo, em Maastricht.
Indícios:
A localização do túmulo sob o altar da igreja (um local nobre), uma moeda de 1660 encontrada no local e um ferimento de bala no esqueleto condizem com os registros históricos da morte do mosqueteiro.
Próximos Passos:
Ossos foram retirados para testes de DNA para confirmar a identidade, com resultados esperados para as próximas semanas.
A lenda de D’Artagnan foi eternizada 150 anos após sua morte por Alexandre Dumas, no livro publicado em 1844, que misturou fatos reais com ficção.