O Zorro é um dos personagens mais conhecidos da cultura mundial, criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley
O personagem apareceu pela primeira vez na revista “All-Story Weekly” a 9 de agosto de 1919, com o nome da história “A Maldição de Capistrano”.
Zorro é um vigilante mascarado que defende os pobres e os oprimidos dos tiranos, dos bandidos e dos governantes corruptos que os maltratam.
O nome Zorro (palavra do espanhol que significa “raposa”) remete à figura de uma pessoa que luta contra todas as injustiças.
Zorro tornou-se um dos mais icônicos personagens da ficção, tão famoso da cultura pop quanto Tarzã, Batman ou o Superman.
Em 1957, a Walt Disney estreou a série televisiva Zorro baseada no herói mascarado. A série estreou no dia 10 de outubro de 1957 no canal ABC e apresentava o ator norte-americano Guy Williams como Don Diego de la Vega e seu alter ego, o defensor dos vulneráveis, Zorro.
Agora o personagem está de volta em uma nova série do Amazon Prime Video. Com direção de Javier Quintas, de La Casa de Papel, a produção espanhola tem 10 episódios em sua primeira temporada.
Além desta, existe uma outra série do Zorro em desenvolvimento, feita pela Disney, estrelada por Wilmer Walderrama, de “That ’70s Show”.
Veja a seguir curiosidades sobre o personagem
Criação do Zorro
Zorro foi criado em 1919 pelo escritor americano Johnston McCulley, aparecendo em obras ambientadas em o Pueblo de Los Angeles na Alta Califórnia. Geralmente retratado como um arrojado vigilante mascarado que defende os plebeus e os povos indígenas da Califórnia. Seu traje todo preto inclui uma capa, um chapéu conhecido como sombrero cordobés e uma máscara cobrindo a metade superior do rosto.
Nas histórias, Zorro tem uma grande recompensa pela sua cabeça, mas é muito habilidoso e astuto para ser capturado pelas autoridades desajeitadas, e também adora humilhá-los publicamente. Por causa disso, os habitantes da cidade começaram a chamá-lo de “El Zorro”, que quer dizer “raposa” em espanhol. Zorro é um acrobata e especialista em diversas armas, embora empregue com mais frequência um florete, que ele costuma usar para esculpir um “Z” em seus inimigos derrotados.
Quem é o Zorro?
Zorro é a identidade secreta de Don Diego de la Vega, filho único de Don Alejandro de la Vega, o proprietário de terras mais rico da Califórnia.
Na maioria das suas encarnações, Diego aprendeu a esgrimar na universidade na Espanha e criou o Zorro depois de ser convocado para casa por seu pai porque a Califórnia havia caído nas mãos de um ditador opressor.
Diego geralmente é mostrado morando com seu pai em uma vasta fazenda, que contém muitas passagens secretas e túneis que levam a uma caverna secreta que serve como quartel-general para as operações do Zorro e como esconderijo de seu cavalo, Tornado. Para desviar as suspeitas sobre sua identidade, Diego esconde suas habilidades de luta enquanto finge ser um covarde e um almofadinha.
Apelo popular
A estreia do personagem foi no romance de 1919 “A Maldição de Capistrano”, concebido como uma história independente. Mas o sucesso da adaptação cinematográfica de 1920, “A Marca do Zorro”, estrelada por Douglas Fairbanks e Noah Beery, que introduziu o popular traje de Zorro, convenceu McCulley a escrever mais histórias de Zorro por cerca de quatro décadas.
A Maldição de Capistrano vendeu mais de 50 milhões de cópias, tornando-se um dos livros mais vendidos de todos os tempos. Embora o resto das histórias do Zorro de McCulley não gozassem da mesma popularidade, o personagem também aparece em mais de 40 filmes e em dez séries de TV, sendo a mais famosa a produção da Disney, “Zorro”, de 1957–1959 estrelando Guy Williams.
Inspiração para o Batman
Zorro inspirou muitos de outros personagens, sendo o mais famoso célebre, o Batman.
Bob Kane e Bill Finger, admitiam publicamente que o personagem teve uma grande influência do herói hispânico.
Isto ficou ainda mais claro após Frank Miller, com “O Cavaleiro das Trevas”, que estabeleceu que “Zorro” foi o filme que Bruce Wayne assistiu com seus pais na fatídica noite do seu assassinato. Desde então, sempre que a origem do Batman é referenciada, temos o o cartaz do Zorro no cinema intrinsicamente conectado ao personagem.
Processo
Em 2001, a Zorro Productions processou a Fireworks Entertainment, pois a série de televisão Queen of Swords (ou Rainha de Espadas) infringiria os direitos autorais e marcas registradas de Zorro e personagens associados.
Esta série, ambientada na Califórnia no início do século XIX, apresentava uma heroína com semelhanças ao personagem Zorro, incluindo traje preto, máscara, e habilidades de esgrima e equitação.
A Zorro Productions argumentou que possuía os direitos autorais do personagem original porque Johnston McCulley cedeu seus direitos de Zorro para Mitchell Gertz em 1949. Gertz faleceu em 1961, e seus filhos, que criaram a Zorro Productions, Inc., herdaram os direitos do personagem.
O tribunal decidiu que a reivindindação não fazia sentido, considerando que os direitos de Zorro, um personagem criado em 1919, já haviam se tornado de domínio público.
Mais famosa adaptação cinematográfica
A mais famosa adaptação aconteceu em 1998, quando Zorro ganhou a versão mais famosa do personagem, “A Máscara do Zorro”, estrelando Antonio Banderas, Anthony Hopkins e Catherine Zeta-Jones.
No filme, Hopkins é uma versão mais velha de Don Diego de la Vega, o Zorro original.
Banderas é Alejandro Murrieta, um ladrão disposto a vingar a morte de seu irmão, que havia sido morto. Alejandro é treinado por Diego de la Vega, tornando-se o novo Zorro.
Gato de Botas
O personagem da DreamWorks, Gato de Botas, foi inspirado em Zorro e no antigo personagem de conto de fadas italiano de mesmo nome.
Interpretado por Antonio Banderas, que já havia interpretado Zorro, estreou como personagem em Shrek 2 (2004) e nas sequências, bem como nos filmes derivados, Gato de Botas (2011) e Gato de Botas: O Último Desejo (2022).
Encontro curioso
Quentin Tarantino realizou em 2012 seu primeiro faroeste, Django Livre, estrelando Jamie Foxx. O personagem foi tão bem recebido que ganhou mais aventuras nos quadrinhos, com um crossover entre Django e Zorro.
Ambientado vários anos após os eventos de Django Livre, Django novamente persegue criminosos em seu papel de caçador de recompensas. Ele encontra o idoso e sofisticado Diego de la Vega por mero acaso. Django é fascinado por esse personagem incomum, o primeiro homem branco rico que ele conheceu, que não parece incomodado com a cor de sua pele.
Django é contratado como guarda-costas de Diego e logo se envolve em uma luta para libertar os povos indígenas locais da servidão vestindo a máscara do Zorro.
Esse projeto seria levado para o cinema, e em 2019 Tarantino chegou a contratar Jerrod Carmichael para co-escrever o longa com ele. Não apenas isso, Jamie Foxx retornaria ao papel de Django, enquanto Antonio Banderas demonstrou interesse em viver o Zorro novamente.
Mas infelizmente, em 2022, em entrevista à GQ, Carmichael declarou que o filme não iria mais acontecer, pois o filme só funcionaria com orçamento de pelo menos US$ 500 milhões.
Novo Zorro
A série espanhola de Zorro, do Prime Vídeo, é uma colaboração entre o Secuoya Studios e a Mediawan Rights.
Nesta nova série, o herói é interpretado por Miguel Bernardeau, que interpretou o Guzmán de Elite.
Na série, Diego de la Vega é designado para se tornar o próximo Zorro, porém, sua missão principal é desmascarar os responsáveis pelo assassinato de seu pai e levá-los à justiça. Ao adotar a identidade de Zorro, Diego não apenas busca a justiça, mas também enfrenta os dilemas de ser um herói e compreende como seu papel impacta a Califórnia durante o século XIX.