Primeira edição da Comic Con Experience venceu votação online entre 700 profissionais e foi o acontecimento de 2014 segundo júri especializado de desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas

 

Em 2014, a CCXP – Comic Con Experience (www.ccxp.com.br) reuniu 215 quadrinistas em seu Artists’ Alley (ultrapassando a San Diego Comic Con 2014 em quantidade de artistas expositores) e tornou-se um marco entre os eventos de HQ até então realizados no país. Sucesso de público e crítica em sua primeira edição, a CCXP recebeu o prêmio Troféu HQMIX na categoria Melhor Evento de 2014. Honraria máxima no segmento de quadrinhos do Brasil, o 27º Troféu HQMIX premiou as melhores produções e iniciativas relacionadas à nona arte.

Os vencedores – que terão uma exposição própria na estação Sé do Metrô de São Paulo entre 10 e 31 de agosto com destaques de seus trabalhos – foram eleitos em um processo entre mais de 1600 lançamentos e novidades na área dos quadrinhos em 2014. A data da entrega dos troféus é 12 de setembro, às 17h no teatro do SESC Pompeia (São Paulo) e com apresentação de Serginho Groisman.

O júri de desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas especializados de todo o país (da Associação dos Cartunistas do Brasil e do Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil) escolheu os indicados para cada categoria, que foi para a votação digital para cerca de 700 profissionais.

“Estamos honrados por esse reconhecimento. Nosso objetivo sempre foi criar um evento de nível internacional para profissionais e fãs de quadrinhos, e receber esse prêmio é a prova de que conseguimos entregar um conteúdo de qualidade, à altura que o público merece”, ressalta Ivan Costa, sócio da CCXP.

Além das diversas atrações que retornam com estandes próprios e participam de programações exclusivas, a organização da CCXP 2015 reservou 163 mesas para quadrinistas (38 a mais que na edição anterior), reflexo da grande demanda de público e dos artistas interessados em ocupar o Artists’ Alley, uma das áreas mais concorridas em 2014.

CCXP – Comic Con Experience 2015 acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes, próximo à estação Jabaquara do Metrô, com atrações de peso e conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura pop. Mais de 120 mil pessoas são esperadas nos quatro dias. Os ingressos já estão à venda no site oficial. Para saber mais sobre o maior evento de cultura pop do país, acesse www.ccxp.com.br

HQ

Vencedores das categorias do troféu HQMix – 2015
Adaptação para os Quadrinhos
Grande Sertão Veredas (Globo)

Desenhista Estrangeiro
Andrew C. Robinson (O Quinto Beatle)

Desenhista Nacional
Laudo Ferreira Jr. (Yeshuah vol. 3 – Onde Tudo Está)

Destaque Internacional
André Diniz (7 Vidas)

Edição Especial Estrangeira
O Quinto Beatle (Aleph)

Edição Especial Nacional
A Vida de Jonas (Zarabatana)

Editora do Ano
JBC e Veneta (empate)

Evento
CCXP – Comic Con Experience (São Paulo)

Exposição
Ocupação Laerte (Itaú Cultural)

Livro
Humor Paulistano – A Experiência da Circo Editorial, 1984-1995 – Toninho Mendes (org.)

Novo Talento – Desenhista
Felipe Nunes (Klaus)

Novo Talento – Roteirista
Bianca Pinheiro (Dora e Bear)

Produção para Outras Linguagens
Cena HQ (teatro)

Projeto Editorial
Humor Paulistano: A Experiência da Circo Editorial (SESI-SP)

Publicação de Aventura/Terror/ficção
Astronauta – Singularidade (Panini)

Publicação de Clássico
A Saga do Monstro do Pântano 1 a 3 (Panini)

Publicação de Humor Gráfico
Có! & Birds (Quadrinhos na Cia)

Publicação de Tira
A Vida com Logan – Para ler no sofá (Jupati)

Publicação Independente de Autor
Edgar 1 (Gustavo Borges)

Publicação Independente de Grupo
QUAD 2

Publicação Independente Edição Única
Quaisqualigundum (Davi Calil e Roger Cruz)

Publicação Infanto-juvenil
Aú, O Capoerista e o Fantasma do Farol (Independente)

Publicação Mix
Gibi Quântico (Independente)

Roteirista Estrangeiro
Mark Waid (Demolidor)

Roteirista Nacional
Marcello Quintanilha (Tungstênio)

Tira Nacional
Malvados (André Dahmer)

Web Quadrinhos
Beladona

Web Tira
Will Tirando

Grande Contribuição no ano
PROAC – HQ – Programa da Sec. Estadual da Cultura de SP

Homenagem Grande Mestre dos Quadrinhos
Watson Portela

Homenagem Especial
Liliam Mitsunaga (letrista)

Humorista Gráfico
Dálcio Machado

NB: As premiações de Melhores teses de universitários serão divulgadas em setembro.

EXPO HQMIX
Data: de 10 a 31 de agosto
Horários: normais do Metrô
Local: Metrô Sé (próximo às catracas de entrada) Praça da Sé -São Paulo/SP

LOGOTIPO EXPO

 

 

Sobre a CCXP – Comic Con Experience

A CCXP – Comic Con Experience acontece no Brasil nos moldes das comic cons realizadas em diversas partes do mundo, que reúne fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, games, anime, RPG, memorabilia, ficção científica e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas em uma grande celebração do universo geek e da cultura pop. O evento é organizado pelo Omelete, Chiaroscuro Studios e Piziitoys. Em 2014, a CCXP reuniu 97 mil pessoas e as principais empresas e artistas do mercado, tornando-se o maior evento do gênero na América Latina. Em 2015, acontecerá de 03 a 06 de dezembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Os ingressos já estão à venda. Para saber mais, acesse: www.ccxp.com.br

Sobre o Troféu HQMIX

Criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa no programa TV MIX da TV Gazeta, o Troféu HQMIX logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e humor gráfico por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).