Com palhaçadas e números circenses em aventura na praia, a peça “La Bamba” também mostra a importância de cuidar das águas e do meio ambiente. Apresentação acontece dia 16/02, às 14h,na Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
A Cia. Das Dores Circo Teatro apresenta o espetáculo infantil circense “La Bamba”, na Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes. A peça conta a história de uma banhista e um salva-vidas que se encontram na praia e entre uma palhaçada e outra se deparam com as consequências da interferência do ser humano no meio ambiente. A circulação pelas bibliotecas municipais da capital paulista se estende por todo o mês de março, promovendo o diálogo sobre o tema para crianças, familiares e educadores ao longo de 10 apresentações pelo mês de fevereiro e março.
O espetáculo é alinhado com os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Dados do órgão apontam números como: a cada 1 minuto são compradas 1 milhão de garrafas d’água de plástico; cerca de 5 trilhões de sacolas de plástico descartáveis são utilizadas por ano; e todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar nos oceanos. Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, a quantidade de partículas de microplástico presente nos oceanos já supera as estrelas de nossa galáxia:
“Queremos despertar uma consciência ambiental no público de maneira lúdica, sensibilizando especialmente as crianças, e promovendo o diálogo entre pais e filhos sobre o tema”, afirma Yvie Tinoco, integrante do grupo.
Além da circulação por bibliotecas municipais, o grupo também se apresenta no Sesc Bertioga, nos dias 08 e 15/03, às 21h, fechado para hóspedes, e no Sesc São José dos Campos, no dia 31/03, às 16h30, aberto ao público e gratuito.
Sobre o espetáculo
O espetáculo teve sua estréia no Festival Independente de Teatro de Rio das Ostras (FESTEIRO) e teve passagem pelo Festival Regional de Esquetes (FREE) em Macaé – RJ, vencendo os prêmios de 2° melhor cena, melhor ator, melhor caracterização e melhor composição sonora; em La Fête du Théâtre Universitaire Paris 8 em Paris, França e Temporada de verão no projeto Circo na Concha, com a parceria da prefeitura de Rio das Ostras – RJ. Em São Paulo, já se apresentou no Sesc Bertioga, Sesc Osasco, Museu da Imagem e do Som e diversos espaços públicos.
Sinopse
La bamba fala sobre a praia, suas diversas possibilidades de encontros e surpresas. Um salva-vidas e uma banhista armam grandes confusões com atividades cotidianas da praia e se deparam com um grande e fatal inimigo: o lixo. Tais eventos são um prato cheio para os dois palhaços.
Sobre o grupo
Das Dores Circo Teatro foi criada em 2015 e é formada pela dupla Paollo Preto e Yvie Tinoco. O grupo se dedica à pesquisa da fusão entre o circo e o teatro com a experimentação entre o tradicional e o contemporâneo.
Informações de circulação pela Bibliotecas Municipais
Data: 19/03 (terça)
Horário: 15h
Local: Biblioteca Paulo Setúbal
Endereço: Av. Renata, 163 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03377-000
Ingresso: Gratuito
Data: 20/03 (quarta)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Gilberto Freyre
Endereço: Rua José Joaquim, Av. Sapopemba, 290, São Paulo – SP, 03272-030
Ingresso: Gratuito
Data: 23/03 (sábado)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Belmonte
Endereço: R. Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04752-010
Ingresso: Gratuito
Data: 24/03 (domingo)
Horário: 11h
Local: Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Endereço: Praça Ituzaingó, s/n – Vila Reg. Feijo, São Paulo – SP, 03178-200
Ingresso: Gratuito
Data: 30/03 (sábado)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Menotti Del Picchia
Endereço: R. São Romualdo, 382 – Limão, São Paulo – SP, 02557-060
Ingresso: Gratuito