Pessoas com deficiência muitas vezes são abordadas de maneira inadequada, criando situações constrangedoras. “Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos” é o tema da campanha que o Instituto Mara Gabrilli (IMG) e entidades parceiras lançaram. O primeiro vídeo da campanha, estrelado por Ariel Goldenberg, protagonista do filme “Colegas”, teve mais de 11.000 visualizações no canal do Instituto.

 A campanha tem, ao todo, quatro filmes de 45 segundos, que serão divulgados separadamente, nos quais os personagens com deficiência estão expostos a situações onde a falta de jeito para lidar com pessoas com deficiência se evidencia de forma cômica. Os outros vídeos abordam a convivência entre pessoas com deficiência auditiva e sem deficiência.

Campanha faz uma crítica, de forma cômica, na forma de abordar uma pessoa com deficiênciaOs personagens são pessoas com deficiências – física, visual, auditiva e intelectual – e cidadãos brasileiros comuns que querem ajudar pessoas com deficiência, mas não sabem exatamente como. Com espírito de solidariedade, eles se mostram desajeitados e, muitas vezes, inadequados. O roteiro foi elaborado a partir de relatos verídicos de pessoas com deficiência. Os vídeos, assinados pela cineasta Ariana Chediak, dão corpo à mensagem da campanha: “Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos”, lembrando que a pessoa sem deficiência também precisa de ajuda para mudar sua forma de ver.

 

A campanha é uma realização do IMG, com patrocínio da Sanofi e apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, do SESC, da Livraria Cultura e da FarMais Tremembé.