Criado em 2016 pela comunidade indiana no Brasil, o Bloco Bollywood é inspirado na cultura de festas de rua da Índia e nos musicais de Bollywood, a maior indústria de cinema do mundo, sediado na cidade de Mumbai (antigamente chamada de Bombaim).

Bloco Bollywood 2019 celebra as mulheres no cinema indiano 3

O objetivo do bloco é divulgar a cultura indiana para os brasileiros e incentivar os indianos radicados no Brasil a participar do nosso carnaval. Neste ano o Bloco Bollywood vai celebrar as mulheres do cinema indiano e a expressão da Shakti, palavra em Sânscrito que significa energia feminina.

A dança – um ingrediente fundamental dos filmes de Bollywood – é justamente uma das formas de expressão do “Shakti”. As professoras de danças indianas Iara Ananda, do grupo Bollywood Brazil (dancaindiana.com), Gyaneshree Kahare, do grupo Namastê India (http://instagram.com/gruponamasteindia), e Dayna Disha Malani, do Feels Like India (www.feelslikeindia.com.br), serão algumas das atrações do bloco. Elas vão apresentar coreografias próprias algumas delas relacionadas a essa força feminina.

Os sons tocados e dançados nos filmes de Bollywood misturam músicas tradicionais da Índia e de outros países do Oriente com músicas  populares ocidentais. Outro som muito diferente apresentado no Bloco Bollywood é o contagiante Bhangra, estilo de música nascido no estado do Punjab (Norte da Índia) e que faz muito sucesso em países com forte presença de população de origem indiana, como Inglaterra e Estados Unidos.

Desde 2017 o Bloco Bollywood apresenta percussão brasileira (a Cherateria, bateria da faculdade de Física da USP), que toca ritmos indianos e samba. Essa fusão foi batizada de “sambra”: o samba e o bhangra.

O Bloco Bollywood tem uma novidade nesse ano: vai oferecer aos foliões aulas abertas de dança Bollywood antes do desfile que será no dia 2 de março. No dia 18 de fevereiro a professora Iara Ananda dará uma aula aberta no espaço Casa Jaya (Rua Capote Valente, 305, Pinheiros, São Paulo-SP), às 20h30. Quem tiver interesse deve enviar uma mensagem para Iara Ananda no email [email protected] No dia 24 de fevereiro haverá duas aulas abertas na Avenida Paulista (entre o Masp e a Gazeta). De manhã, entre 10h30 e 12h, a professora Gyaneshree Kahare dará uma aula. De tarde, entre 14h e 15h, a aula será comandada por Dayna Disha Malani.

Data do desfile: 2 de março de 2019, sábado

Horário e local da concentração:: 10h, na Rua Augusta, esquina com Rua Matias Aires

Horário, local de saída e trajeto: saída às 11h, da Rua Augusta, esquina com Rua Matias Aires. O bloco desce a Rua Augusta na direção do Centro

Horário e local da dispersão: 15h, na Praça Desembargador Mário Pires, pouco antes chegar na Praça Roosevelt.

Facebook: http://www.facebook.com/events/535765956833951/