Quando foi lançada, em 1986, Watchmen foi uma das mais revolucionárias histórias em quadrinhos já feita. Não só o conceito, o teor e a narrativa eram diferentes de tudo que existia, mas subvertia também o conceito de super heróis.

Marcou época e até hoje é uma obra de arte, que encantou os fãs, inspirou um belo filme de Zack Snyder, uma linha de colecionáveis muito legais. A DC, editora da história podia se considerar satisfeita, mas,  para a fúria de Alan Moore, o criador, resolveu criar uma continuação. Mas como fazer, se o final da história não deixa muito com que se trabalhar neste sentido…Resolveram fazer um prequel, histórias que se passam antes do Watchmen que conhecemos.

Aí surgiu Before Watchmen. Em 06 de junho de 2012 houve o controverso lançamento, e gerou-se uma especulação de que a DC Comics não ia parar por aí e poderia expandir o lucrativo universo da HQ com sequências, mais prelúdios, séries etc. Os publishers Jim Lee e Dan DiDio confirmaram que era uma possiblidade.

Before Watchmen, o prelúdio ao clássico Watchmen de Alan Moore e Dave Gibbons, está chegando ao Brasil pela Panini Comics, que anunciou o lançamento para maio.

As sete minisséries originais vão sair direto em coletâneas. Antes de Watchmen: Coruja, por J.M. Straczynski, Andy Kubert, Joe Kubert e Bill Sienkiewicz, abre a linha. Em junho, sai Antes de Watchmen: Espectral, por Darwyn Cooke e Amanda Conner.

As outras cinco minisséries do projeto – Minutemen, Comediante, Ozymandias, Rorschach e Doutor Manhattan virão a seguir. Ainda há dois acréscimos de última hora ao projeto original,  Moloch, em duas edições, e o especial Dollar Bill, fora o Epílogo que ainda nem saiu lá fora.

Antes de Watchmen: Coruja reúne quatro edições originais e vai custar R$ 12,90. Formato e preço das outras coletâneas ainda serão anunciados.

Before Watchmen será lançada no Brasil