Nova lista criada pela BBC aponta os melhores filmes de todos os tempos produzidos pelos EUA
A rede de televisão britânica BBC fez uma pesquisa com 62 críticos de cinema internacional para compor uma lista com os 100 melhores filmes produzidos com dinheiro americano.
Novamente, o filme de Orson Wells, “Cidadão Kane”, foi escolhido como melhor filme.
Cada crítico pôde escolher 10 filmes.
. [dt_divider style=”double-gap”/]
Confira a lista dos filmes escolhidos pela BBC:
“A Montanha dos 7 Abutres” – Ace in the Hole (Billy Wilder, 1951)
“12 Anos de Escravidão” – 12 Years a Slave (Steve McQueen, 2013)
“O Portal do Paraíso” – Heaven’s Gate (Michael Cimino, 1980)
“E o Vento Levou” – Gone With the Wind (Victor Fleming, 1939)
“Batman – O Cavaleiro das Trevas” – The Dark Knight (Christopher Nolan, 2008)
“O Diabo a Quatro” – Duck Soup (Leo McCarey, 1933)
“A Última Noite” – 25th Hour (Spike Lee, 2002)
“Caminhos Perigosos” – Mean Streets (Martin Scorsese, 1973)
“O Mensageiro do Diabo” – The Night of the Hunter (Charles Laughton, 1955)
“ET: O Extra-Terrestre” – ET: The Extra-Terrestrial (Steven Spielberg, 1982)
“Apocalypse Now” (Francis Ford Coppola, 1979)
“No Silêncio da Noite” – In a Lonely Place (Nicholas Ray, 1950)
“Amor, Sublime Amor” – West Side Story (Robert Wise and Jerome Robbins, 1961)
“Brilho Eterno de uma Mentre sem Lembranças” – Eternal Sunshine of the Spotless Mind (Michel Gondry, 2004)
“O Rei Leão” – The Lion King (Roger Allers and Rob Minkoff, 1994)
“A Noite dos Mortos Vivos” – Night of the Living Dead (George A Romero, 1968)
“Amargo Pesadelo” – Deliverance (John Boorman, 1972)
“Levada da Breca” – Bringing Up Baby (Howard Hawks, 1938)
“Os Caçadores da Arca Perdida” – Raiders of the Lost Ark (Steven Spielberg, 1981)
“Thelma & Louise” (Ridley Scott, 1991)
“Agora Seremos Felizes”- Meet Me in St Louis (Vincente Minnelli, 1944)
“A Árvore da Vida” – The Tree of Life (Terrence Malick, 2011)
“A Lista de Schindler” – Schindler’s List (Steven Spielberg, 1993)
“No Tempo das Diligências” – Stagecoach (John Ford, 1939)
“O Imperio Contra-Ataca” – The Empire Strikes Back (Irvin Kershner, 1980)
“Contatos Especiais do Terceiro Grau” – Close Encounters of the Third Kind (Steven Spielberg, 1977)
“Forrest Gump” – O Contador de Histórias – Forrest Gump (Robert Zemeckis, 1994)
“Rede de Intrigas” – Network (Sidney Lumet, 1976)
“Tensão em Shanghai” – The Shanghai Gesture (Josef von Sternberg, 1941)
“Feitiço do Tempo” – Groundhog Day (Harold Ramis, 1993)
“A Roda da Fortuna” – The Band Wagon (Vincente Minnelli, 1953)
“Koyaanisqatsi- Uma Vida Fora de Equilíbrio” – Koyaanisqatsi (Godfrey Reggio, 1982)
“Interlúdio” – Notorious (Alfred Hitchcock, 1946)
“Tempos Modernos” – Modern Times (Charlie Chaplin, 1936)
“Rio Vermelho” – Red River (Howard Hawks, 1948)
“OS Eleitos” – The Right Stuff (Philip Kaufman, 1965)
“Johnny Guitar” (Nicholas Ray, 1954)
“Amantes” – Love Streams (John Cassavetes, 1984)
“O Iluminado” – The Shining (Stanley Kubrick, 1980)
“De Olhos Bem Fechados” – Eyes Wide Shut (Stanley Kubrick, 1999)
“Veludo Azul” – Blue Velvet (David Lynch, 1986)
“Um Estranho no Ninho” – One Flew Over the Cuckoo’s Nest (Miloš Forman, 1975)
“A Loja da Esquina” – The Shop Around the Corner (Ernst Lubitsch, 1940)
“Crimes e Pecados” – Crimes and Misdemeanors (Woody Allen, 1989)
“De Volta para o Futuro” – Back to the Future (Robert Zemeckis, 1985)
“A Primeira Noite de um Homem” – The Graduate (Mike Nichols, 1967)
“Crepúsculo dos Deuses” – Sunset Boulevard (Billy Wilder, 1950)
“Grey Gardens” (Albert and David Maysles, Ellen Hovde and Muffie Meyer, 1975)
“Meu Ódio Será sua Herança” – The Wild Bunch (Sam Peckinpah, 1969)
“A Marca da Maldade” – Touch of Evil (Orson Welles, 1958)
“Jejum de Amor” – His Girl Friday (Howard Hawks, 1940)
“Cinzas no Paraíso” – Days of Heaven (Terrence Malick, 1978)
“Um Lugar ao Sol” – A Place in the Sun (George Stevens, 1951)
“Marnie, Confissões de uma Ladra” – Marnie (Alfred Hitchcock, 1964)
“A Felicidade Não se Compra” – It’s a Wonderful Life (Frank Capra, 1946)
“O Homem que Matou o Facínora” – The Man Who Shot Liberty Valance (John Ford, 1962)
“Bancando o Águia” – Sherlock Jr (Buster Keaton, 1924)
“Cartas de uma Desconhecida” – Letter from an Unknown Woman (Max Ophüls, 1948)
“Dr. Fantástico” – Dr Strangelove (Stanley Kubrick, 1964)
“Onde Começa o Inferno” – Rio Bravo (Howard Hawks, 1959)
“Tramas do Entadercer” – Meshes of the Afternoon (Maya Deren and Alexander Hammid, 1943)
“O Nascimento de uma Nação” – The Birth of a Nation (DW Griffith, 1915)
“Tubarão” – Jaws (Steven Spielberg, 1975)
“Imitação da Vida” – Imitation of Life (Douglas Sirk, 1959)
“Guerra nas Estrelas” – Star Wars (George Lucas, 1977)
“Pacto de Sangue” – Double Indemnity (Billy Wilder, 1944)
“O Mágico de Oz” – The Wizard of Oz (Victor Fleming, 1939)
“A Conversação” – The Conversation (Francis Ford Coppola, 1974)
“As Três Noites de Eva” – The Lady Eve (Preston Sturges, 1941)
“Uma Mulher sob Influência” – A Woman Under the Influence (John Cassavetes, 1974)
“Quanto Mais Quente Melhor” – Some Like It Hot (Billy Wilder, 1959)
“Touro Indomável” – Raging Bull (Martin Scorsese, 1980)
“Pulp Ficton – Tempo de Violência” – Pulp Fiction (Quentin Tarantino, 1994)
“Barry Lyndon” (Stanley Kubrick, 1975)
“Killer of Sheep” (Charles Burnett, 1978)
“Faça a Coisa Certa” – Do the Right Thing (Spike Lee, 1989)
“O Apartamento” – The Apartment (Billy Wilder, 1960)
“Noivo Neurótico”, Noiva Nervosa”- Annie Hall (Woody Allen, 1977)
“Ouro e Maldição” – Greed (Erich von Stroheim, 1924)
“Cidade dos Sonhos” – Mulholland Drive (David Lynch, 2001)
“Os Bons Companheiros” – Goodfellas (Martin Scorsese, 1990)
“Taxi Driver” (Martin Scorsese, 1976)
“Luzes da Cidade” – City Lights (Charlie Chaplin, 1931)
“Em Busca do Ouro” – The Gold Rush (Charlie Chaplin, 1925)
“Onde os Homens são Homens” – McCabe & Mrs Miller (Robert Altman, 1971)
“Os Melhores Anos de Nossas Vidas” – The Best Years of Our Lives (William Wyler, 1946)
“Nashville” (Robert Altman, 1975)
“Intriga Internacional” – North by Northwest (Alfred Hitchcock, 1959)
“Chinatown” (Roman Polanski, 1974)
“Soberba” – The Magnificent Ambersons (Orson Welles, 1942)
“O Poderoso Chefão – Parte 2” – The Godfather Part II (Francis Ford Coppola, 1974)
“Casablanca” (Michael Curtiz, 1942)
“Psicose” – Psycho (Alfred Hitchcock, 1960)
“Cantando na Chuva” – Singin’ in the Rain (Stanley Donen and Gene Kelly, 1952)
“Aurora” – Sunrise (FW Murnau, 1927)
“Rastros de Ódio” – The Searchers (John Ford, 1956)
“2001 – Uma Odisseia no Espaço” – 2001: A Space Odyssey (Stanley Kubrick, 1968)
“Um Corpo que Cai” – Vertigo (Alfred Hitchcock, 1958)
“O Poderoso Chefão” – The Godfather (Francis Ford Coppola, 1972)