Cada vez mais encontramos exemplos de tecnologia e modernidade espalhados pelas ruas das cidades, tornando mais cômoda e prática a vida das pessoas. Desde hot spot’s de Wifi em praças e ruas, até terminais de informação computadorizados. Agora, os é a vez de pontos de ônibus com estrutura metalizada, teto espelhado, telas sensíveis ao toque e iluminação noturna, instalados na Avenida Paulista.
Mas as inovações tecnológicas dos abrigos só estarão disponíveis em fevereiro do ano que vem, quando a concessionária Ótima, responsável pelos pontos de ônibus, concluir a substituição dos outros 12 pontos da avenida.
[dt_divider style=”double-gap”/]
Os pontos de ônibus são do modelo “High Tech”, um dos quatro criados pelo designer de mobiliário urbano Guto Indio da Costa. O projeto recebeu neste ano o prêmio Idea Brasil (International Design Excellence Awards), na categoria Design de Impacto Social.
O modelo atual dos pontos, com estrutura marrom de metal e um vidro mais resistente, tem sido criticado pelos passageiros, que afirmam que o telhado esquenta muito em dias ensolarados e deixa entrar água pelas brechas do teto quando chove.
Em junho deste ano, havia abrigos de ônibus novos com sinais de ferrugem e pontos de corrosão, que segundo a SP Obras, a ferrugem fazia parte da estética do material utilizado, o aço corten.
Após as reclamações dos passageiros, em julho deste ano foi publicada no “Diário Oficial” da Cidade a contratação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, no valor de R$ 56 mil, para avaliar os novos abrigos das paradas de ônibus.