Em 2023 é comemorado o 80º aniversário da estreia cinematográfica do Batman

Série de filmes em série de 15 capítulos de Lambert Hillyer, “The Batman”, também conhecido como “Batman”. O capítulo um, “The Electrical Brain”, foi lançado nos cinemas em 16 de julho de 1943IMG 2591 Cinefreak

Lewis Wilson (1920-2000) foi o primeiro ator a interpretar Batman.

Até agora, nove atores retrataram Batman em filmes de ação ao vivo:
Lewis Wilson (1943), Robert Lowery (1949), Adam West (1966), Michael Keaton (1989, 1992, 2023), Val Kilmer (1995), George Clooney (1997), Christian Bale (2005-2012), Ben Affleck (2016, 2017, 2021, 2023) e Robert Pattinson (2022).

1943 – O Batman

A primeira aparição em live-action do vigilante de Gotham City surgiu em 1943 com o seriado “O Batman”. Lewis Wilson interpretou o papel do super-herói e Douglas Croft J. deu vida a Robin. A produção contou com 15 capítulos e foi exibida nos cinemas. Na trama, Batman é um agente do governo estadunidense e luta contra os agentes japoneses do Dr. Daka durante a Segunda Guerra Mundial.

1949 – Batman & Robin

Em “Batman & Robin”, Robert Lowery interpretou Batman, enquanto Johnny Duncan interpretou Robin. O seriado também teve 15 capítulos e foi exibido nos cinemas. No enredo, a dupla enfrenta Wizard, um vilão encapuzado cuja identidade permanece em segredo durante todos os capítulos.

1989 – Batman

Em 1989, Tim Burton assumiu a direção de “Batman”, que posteriormente se tornou uma quadrilogia. Na saga, Michael Keaton deu vida ao protagonista e Jack Nicholson interpretou o vilão Coringa. O filme bateu recordes de bilheteria e ganhou um Oscar.

1992 – Batman Returns

O segundo filme da quadrilogia teve Michelle Pfeiffer no elenco como a Mulher-Gato e Danny DeVito no papel de Pinguim. Apesar do sucesso financeiro, o longa recebeu críticas na época por conta de sua violência e insinuações sexuais.

1995 – Batman Forever

No terceiro filme da saga, Joel Schumacher substituiu Tim Burton como diretor, mas Burton decidiu permanecer como produtor. Já Michael Keaton resolveu não reprisar seu papel como Batman por não ter gostado do roteiro. Assim, Val Kilmer substituiu o ator e Chris O’Donnell foi introduzido como Robin. Além disso, Jim Carrey estrelou como o Charada e Tommy Lee Jones como Duas-Caras.

1997 – Batman & Robin

No quarto filme, um novo ator foi escalado para o papel principal após a saída de Val Kilmer. O novo elenco foi composto por George Clooneycomo Batman, Arnold Schwarzenegger como Senhor Gelo e Alicia Silverstone como Batgirl. Chris O’Donnell reprisou seu papel como Robin. A produção foi alvo de críticas negativas.

2005 – Batman Begins

O diretor e roteirista Christopher Nolan foi responsável por alguns dos filmes mais aclamados de Batman. Em 2005, foi lançado o primeiro longa da trilogia que tem Christian Bale no papel do protagonista. Cillian Murphy estrelou como O Espantalho.

2008 – Batman: O Cavaleiro das Trevas

Um dos filmes mais lembrados do personagem, “Batman: O Cavaleiro das Trevas” traz o vilão Coringa, interpretado por Heath Ledger, que ganhou um Oscar pela atuação no filme.

2012 – Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

O último filme da trilogia introduz os personagens Selina Kyle, a Mulher-Gato, interpretada por Anne Hathaway, e o antagonista da história, Bane, interpretado por Tom Hardy.

 

 

2016 – Batman vs Superman

2016 – Esquadrão Suicida

2017 – Liga da Justiça

Depois da estreia de  Homem de Aço, que reapresentou o Superman nos cinemas sob a perspectiva mais sombria e realista popularizada pela recente trilogia do Batman. O Homem-Morcego, por sua vez, deu as caras nesse novo universo no filme seguinte, o polêmico Batman v Superman (2016).

Dirigido por Zack Snyder, a grande mente por trás do chamado DCEU, o filme apresentou uma nova versão do Homem-Morcego vivida por Ben Affleck. Inspirado na aclamada HQ Batman: Cavaleiro das Trevas (1986), ele chegou mais velho e amargurado, sendo levado a lutar contra o Superman (Henry Cavill). Além de reunir os dois grandes heróis da DC pela primeira vez, o longa ainda contou com a estreia da Mulher-Maravilha (Gal Gadot) em live-action e os vilões Lex Luthor (Jesse Eisenberg) e Apocalipse.

Após Batman v Superman, o Morcegão apareceu em outros dois filmes do DCEU. O primeiro foi Esquadrão Suicida (2016), um sucesso de bilheteria e vencedor de Oscar com uma péssima recepção da crítica, e Liga da Justiça (2017), que contou com uma produção bastante conturbada. No meio das gravações, o diretor Zack Snyder se desligou do projeto por uma mistura de problemas pessoais e com o estúdio. Para seu lugar, o escolhido foi Joss Whedon, que refez boa parte do filme. O resultado foi um massacre por parte da crítica e um desapontamento na bilheteria, que levou a Warner a repensar a ideia de universo compartilhado, passando a investir mais em aventuras separadas de seus heróis.

Comovidos pela forma que Zack Snyder deixou o projeto, os fãs seu uniram em uma campanha para o lançamento de uma nova versão de Liga da Justiça que trouxesse a visão do cineasta. Batizada de “Release the Snyder Cut” ou “Liberem o corte de Snyder”, em tradução livre, ela deu frutos em 2021, quando o streaming HBO Max lançou o aguardado Liga da Justiça de Zack Snyder. Com mais de quatro horas de duração, a produção trouxe grandes diferenças em relação à versão que chegou aos cinemas em 2017.

Os quatro filmes com participação do Batman, o Snyder Cut e mais as outras produções do DCEU estão disponíveis na HBO Max.

2022 – Batman

Ainda durante a produção de Batman v Superman, a Warner anunciou que o Batman ganharia um filme solo protagonizado, escrito e dirigido por Ben Affleck. O início conturbado do DCEU somado ao grande estresse nos bastidores levou o astro a abandonar o projeto, sendo substituído por Matt Reeves (Planeta dos Macacos: O Confronto) como diretor e por Robert Pattinson (Bom Comportamento) como Bruce Wayne.

Ao invés de continuar o que estava sendo feito com o Homem-Morcego no DCEU, o cineasta preferiu reiniciar o Batman dos cinemas com foco nos primeiros anos de Bruce Wayne como vigilante de Gotham. Para esse recomeço, ele decidiu que a aventura teria como grande vilão o Charada (Paul Dano) e ainda contaria com a Mulher-Gato (Zoë Kravitz) e os mafiosos Pinguim (Colin Farrell) e Carmine Falcone (John Turturro).

 

IMG 2593 Cinefreak

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados