O evento celebra 10 anos com muitas atividades no Centro de Cultura Patrícia Galvão. O ator e dublador Nizo Neto e o humorista e apresentador Sérgio Mallandro estão confirmados
Haverá também exposição e estátua em homenagem a Pelé. São esperadas cerca de 30 mil pessoas.
Presente no calendário oficial da cidade, a Santos Comic Expo chega ao ano 10 com vasta programação dias 7 e 8 de outubro no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). A convenção pioneira de histórias em quadrinhos no litoral paulista contará com as presenças de artistas como Sergio Mallandro (sábado, 07/10, 14h), humorista, apresentador e que teve um gibi em sua homenagem nos anos 1990, e Nizo Neto (domingo, 08/10, 15h), ator, dublador, filho do lendário Chico Anysio. Com atividades para todas as idades, o projeto reúne as maiores áreas de artistas e lojistas em convenções do gênero, no litoral paulista. Assim, contribui para a formação de plateia e fomento ao mercado de histórias em quadrinhos do Brasil, movimenta a cadeira produtiva cultural, criativa e turística da região e incentiva a leitura. São aguardadas cerca de 30 mil pessoas durante os dois dias de programação.
A organização é dos Guerreiros, uma turma de dez amigos de longa data colecionadores de gibis e que decidiram trazer para a Baixada Santista a experiência das tradicionais comic-cons, convenções inicialmente voltadas às HQs que, com o passar dos anos, passaram a abraçar demais setores da cultura geek como games, cosplayers, filmes, etc.
Grandes nomes dos quadrinhos brasileiros também estão confirmados: Carol Ito, Helô D’Angelo, duas artistas em evidência com participações no Programa Roda Viva e Revista TPM, entre outros, Zé Márcio Nicolosi, diretor de animação dos estúdios Maurício de Sousa, Danilo Beyruth, Renato Guedes. RB Silva, Eduardo Vetillo e muitos outros.
No sábado, 16h, Renato Guedes entregará uma estátua feita em homenagem a Pelé com presenças dos filhos do Rei.
Exposições e bate-papos
Como já é tradição, a SCE 2023 terá exposições inéditas na Baixada:
Malandro em Quadrinhos: uma mostra dos quadrinhos sobre Sergio Mallandro produzidos entre 1990 e 1992 e publicados pela editoras Abril e Globo, mais material referente ao programa A Hora do Kapeta.
Pelé em Quadrinhos: Celebração do Rei Pelé através dos quadrinhos do Maurício de Sousa Produções e de sua publicação Pelezinho.
Se você pode sonhar você pode criar: Com 23 telas feitas pela artista Barbara Leite, do Dym Art Studio, em homenagem aos 100 anos da Disney.
PROGRAMAÇÃO (se estende por vários locais do Centro de Cultura Patrícia Galvão:
Sábado, 07 de outubro:
14h – Bate-papo um painel especial com Sérgio Mallandro, com participações dos quadrinistas Paulo Borges e Arthur Garcia, que fizeram algumas HQs do personagem (dentro do Teatro Municipal)
16h – Painel com Renato Guedes e Nicolosi falando sobre a participação do Pelé nos quadrinhos (Nicolosi foi o desenhista responsável pelo visual do Pelezinho pelo Mauricio de Sousa Produções) e a entrega de uma estátua feita por Renato Guedes do Rei Pelé com a presença de membros da família Arantes do Nascimento e do Santos FC. – Teatro Rosinha Mastrângelo
17h – Desfile Kids de Cosplay – Teatro Brás Cubas
18h – Painel com a Editora Crás sobre o mercado de quadrinhos independentes. – Teatro Rosinha Mastrângelo
Domingo, 08 de outubro.
14h – Bate papo com RB Silva e Danilo Beyruth sobre o mercado nacional e americano de Histórias em Quadrinhos. – Teatro Rosinha.Mastrângelo
15h – Bate-papo com Nizo Neto falando de sua carreira na TV e cinema, como ator e dublador. – Teatro Brás Cubas
16h – Painel com editores da Panini Comics contando as novidades sobre em mangas e comics que a editora planeja para os próximos meses. – Teatro Rosinh Mastrângelo.
17h – Concurso Cosplay – Teatro Brás Cubas.
CORREDOR DOS ARTISTAS:
Com mais de cinquenta nomes no de artistas dos mais variados estilos e gêneros, se destacam Guilherme Infante, autor do Capirotinho; Octavio Cariello, que já publicou na Marvel e DC Comics; André Freitas, vencedor do Jabuti por Meta: Depto de Crimes Metalinguísticos; e Mário César, autor de Bendita Cura e organizador da Poc Con, entre tantos outros.
Relação de artistas presentes: Guilherme Infante, Junior Cortizo, Mauro de Abreu, Germana Viana, Renata C B Lzz, Eduardo Ferrara, Octavio Cariello, Régis Afrodinamic Rocha, Larissa Palmieri, Rodrigo de Freitas, Marcel Bartholo, André Bernardino, Ju Loyola, Victor Freundt, Mari Santtos, Paulo Kielwagen Chairim, Bruno Bispo, Padron, Daniel Esteves, Renato Dalmaso, Caetano Cury, Mário César, Rafabrilustra, Al Stefano, Outside.co, Rose Araujo, Rodrigo Mazer, Manoela Costa, Medalha Zero, Tom Dutra, Eduardo Ribas, Rafael Camilo, Diogo Mendes, Victor Zanellato, Lucas Benetti, Kris Zullo, André Caliman, Adriano Batista, Andre Freitas.
LOJISTAS:
Maior concentração de lojas e editoras geeks e nerds em eventos da região!
Relação de lojistas e editoras presentes: Comix (maior loja do Brasil do ramo), Pens and Dolls (uma das maiores lojas de toys do Brasil), New Order (editora), Saga Geek Shop, Tia May, Mãe Nerd 013, Espiral Pop, Parker Toys Alf Geek Way, Greys Attack, Comic Hunter, Bela Zozo Studio, Telurica Artesanal, Figurocks, Banca Estátua, Universo Paralelo, Encomenda da Alegria, Editora Mostarda , MindToys, Superbanca Superamigos, Editora Heróica , Editora Hyperion, Editora 85.
Serviço:
Santos Comic Expo 10 anos
Sábado (7 de outubro): 11h ás 20h
Domingo (8 de outubro): 11h às 19h
Centro de Cultura Patrícia Galvão: Av. Senador Pinheiro Machdo, 48, Vila Mathias
Gratuito
Outras informações: www.santoscomicexpo.com.br
Histórico:
A Santos Comic Expo teve sua primeira edição em 2013, então sob o nome de Santos Comic Con, na Estação Cidadania, na Av Ana Costa 340, no Campo Grande, em Santos SP, focado exclusivamente em Histórias em Quadrinhos em todas suas variações, como publicações e colecionáveis. O evento se mostrou um sucesso e foi preciso um local maior para que público pudesse circular e que mais artistas e lojistas pudessem expor seus trabalhos.
Em 2014 a Santos Comic Expo começa a ser realizada no térreo do Centro Cultural Patrícia Galvão, com muito mais espaço para as mais diversas atividades, como painéis e debates, exposições de arte, exibições de vídeos , e debates acadêmicos. Sempre com as Histórias em Quadrinhos como tema central do evento. Os maiores artistas e editoras do segmento do país têm participado da convenção desde então. A edição de 2022, inclusive, foi indicada ao HQMix, o Oscar dos quadrinhos no Brasil, na categoria Melhor Evento.