Colecionador é o indivíduo ou instituição que faz coleção dos mais variados objetos, tais como selos, moedas, revistas em quadrinhos, action figures, etc.
Não se sabe o período certo de quando o ser humano começou a colecionar objetos.
A hipótese mais aceita é que tenha começado com objeto que os homens pré-históricos poderiam utilizar, mais tarde.
Um dos mais famosos colecionadores em todo mundo é o museu, que pode ser desde uma sala até uma enorme construção.
O mais famoso museu é o Museu do Louvre em Paris. Desde sua fundação na era napoleônica até os dias atuais.
Um dos mais famosos objetos de sua coleção é Mona Lisa pintada por Leonardo da Vinci.
Outra instituição que é um colecionador (geralmente ninguém percebe) é a biblioteca, que coleciona livros antigos ou novos no seu acervo. Uma das mais famosas bibliotecas do mundo foi a Biblioteca de Alexandria a qual, segundo lendas, conteria a fórmula da imortalidade.
Outro exemplo famoso é da estilista milanesa Biki que montou uma sala refrigerada na sua casa para conservar chocolates comprados no mais diversos lugares do mundo.
Foi alterada a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo o Dia do Colecionador, e dá outras providências.
Milton Leite, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, faz saber que a Câmara Municipal de São Paulo, de acordo com o § 7º do artigo 42 da Lei Orgânica do Município de São Paulo, promulga a seguinte lei:
Art. 1º Fica inserida alínea ao inciso CCLXVI do art. 7º da Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, com a seguinte redação:
“Dia do Colecionador.” (NR)
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Não importa o que você colecione, hoje é o seu dia!!!