Produtora Broders apoia espaço ‘Oi 360°’, que exibirá curtas metragens em realidade virtual e 360°
Depois de reunir mais de 30 mil pessoas no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 29 de julho, o 26° Anima Mundi – maior festival de animação da América Latina – aporta em São Paulo, de 1° a 5 de agosto. Pela primeira vez na história, a edição contará com um espaço voltado à Realidade Virtual (VR, na sigla, em inglês). Intitulado ‘Oi 360°’, o ambiente será montado no Memorial da América Latina e exibirá curtas metragens em realidade virtual e 360°, alguns deles, interativos, permitindo a exploração destas novas plataformas.
A Broders -, produtora de conteúdo audiovisual voltada ao mercado digital – apoiará o espaço, disponibilizando sistemas completos para a exibição de filmes gravados em 360°, com OculusRift + touch (que permite a interação com o vídeo) e computadores de alto desempenho. Por meio destes equipamentos, serão exibidas algumas das principais produções recentes em VR, premiadas em diversos festivais ao redor do mundo.
Para Bruno Pedroza, diretor criativo da Broders, este é um marco para o segmento de realidade virtual no Brasil. “Estamos satisfeitos demais em apoiar este espaço, na primeira edição do Anima Mundi contendo a exibição de curtas de realidade virtual e em 360°. É uma iniciativa histórica do Festival, que contribuirá para impulsionar estas tecnologias e disseminá-las a um público cada vez maior”, comenta.
Ao todo, serão exibidos doze filmes produzidos por empresas pioneiras como as norte-americanas Google Spotlight, Penrose Studios, Fable Studios e BaobabStudios, além de estúdios tradicionais de animação, como o National FilmBoard of Canada e a britânica Aardman, todos com propostas muito estimulantes e inspiradoras para a imersão do espectador.
Os curtas-metragens tratam de temáticas diversas. Em um deles, intitulado “Back to the moon”, de Hélène Leroux e François-Xavier (FX) GOBY, o espectador viaja pelos primórdios do cinema, acompanhado de um ilusionista, uma rainha de copas e um malvado homem verde. Já em “Piggy”, de Jan Pinkava e Mark Oftedal, o visitante acompanha um simpático porquinho, que encontra um bolo delicioso em seu caminho. Neste, a interação é diferente: enquanto o participante estiver olhando, o porquinho resiste à tentação de abocanhar o bolo. No entanto, basta ele se distrair, para o porco aproveitar e comer o bolo inteirinho. Ambas as produções são assinadas pela Google Spotlight Stories.
Sobre a Broders (http://broders.tv/)
Criada em 2017, a Broders é uma produtora de conteúdo audiovisual voltada ao mercado digital, e que trabalha com o conceito de inteligência criativa – premissa de trabalho baseada na adaptação e personalização de cada projeto. Fundada por André Almeida, Bruno Pedroza e Cassius Cordeiro, a Broders aposta em novos formatos, como brandedcontent digital, livestreaming e games.
SERVIÇO:
Espaço OI 360º
De: 1º a 5 de agosto, das 13h às 19h
Local: Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Sobre o Festival
O Festival Anima Mundi é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Petrobras. O evento conta com o patrocínio prata do Centro Cultural Banco do Brasil, patrocínio bronze do BNDES, Ambev, Apex e Oi. Os patrocinadores são: LiQ, Circuito Spcine – Centro Cultural São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Rio Filme, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Firjan. Além dos patrocinadores o evento tem o apoio institucional dos seguintes parceiros: Instituto Odeon, Centro Cultural Correios, Casa França – Brasil, Centro Cultural São Paulo, Memorial da América Latina e Jleiva Cultura & Esporte. O evento tem como parceiro de negócio o Sebrae e apoio da Faber Castell.
Programação completa:WWW.ANIMAMUNDI.COM.BR