Trama questiona paradigmas de conduta e postura masculina na sociedade
Com objetivo de discutir sexualidade, identidade e gênero, a série “Homem de Verdade”, com 15 episódios de um minuto cada, foi ao ar, no perfil @homemdeverdade_serie, no Instagram e pode ser vista por qualquer celular com acesso à internet.
Com seis personagens, incluindo um homem e uma mulher cis hétero, um gay e um trans, a trama aborda trechos da vida de dois casais, questionando como essa visão estereotipada da masculinidade ainda está presente em nossa cultura e cotidiano. É o caso, por exemplo, de Rafael, que, por conta de um desemprego inesperado, se vê na situação de ser sustentado financeiramente por sua esposa, Cláudia, ou, ainda, dos pais de Rafael, que, em um flashback aparecem tentando orientar o filho a não chorar porque “homem não chora”.
A série também pretende discutir sobre identidade, como quando Rafael, cis hétero, questiona Luciano, um homem trans, sobre o fato de “nunca ter visto uma mulher virar homem”, ao que ele rebate dizendo que “ninguém vira nada”.
“Com esta série, a ideia é mostrar o lado de cada um com empatia. Em vez de demonizar um ou outro comportamento, o contexto é esclarecer e não atacar. Procuramos questionar a forma como a sociedade ainda vê e se relaciona com este assunto, tão presente na nossa vida. Realmente é uma desconstrução cultural que precisamos fazer e promover diariamente. E, neste caso, procuramos fazê-lo por meio de uma linguagem descontraída, leve e bem próxima do entretenimento”, explica Diego Monteiro, diretor da série.
Produzida pela Smarty Talks, produtora especializada em micro-movies, a série tem storytelling pensado, planejado e produzido para o ambiente mobile, primando por um formato e narrativa em que o usuário consegue utilizar seu celular na vertical, facilitando a interação.
Sobre a Smarty Talks
Criada por Diego Monteiro, um dos criadores da rede social Via6, e, da primeira plataforma brasileira de monitoramento para redes sociais, o Scup, a Smarty Talks é uma produtora de filmes e documentários no formato “micro movies”. Especializada em vídeos no formato mobile, a empresa oferece conteúdos de audiovisual diferenciados, com base nas estratégias de storytelling e branded content.