Evento acontece no domingo, 20 de setembro, às 17h, com exibição do clássico estrelado por Adam West e Burt Ward, sorteio de brindes e arrecadação de alimentos em prol do CENIN
O Batman Day Santos chega à sexta edição no domingo, 20 de setembro, às 17h, na Cinemateca de Santos. Realizado pelo CineZen Cultural, o encontro deste ano terá como atração principal a exibição de “Batman: O Homem-Morcego” (1966), longa-metragem estrelado por Adam West e Burt Ward que completa 60 anos de lançamento em 2026.
Criado durante a pandemia, o Batman Day Santos nasceu em formato virtual e reuniu mais de 20 lives transmitidas pelo canal de André Azenha. Os encontros receberam diferentes personalidades ligadas à trajetória do Homem-Morcego no Brasil, entre elas o dublador Márcio Seixas, voz de Batman em diversas produções, o crítico Roberto Sadovski, além de pesquisadores, escritores, fãs, colecionadores e cosplayers.
Com o retorno das atividades presenciais, o evento deixou as telas dos computadores e passou a ocupar espaços culturais da cidade, realizando edições no Cine Roxy e na própria Cinemateca de Santos. Em 2026, a proposta é celebrar a data de maneira mais compacta, sem deixar passar em branco os 60 anos de uma das versões mais populares e peculiares do personagem no cinema.
Dirigido por Leslie H. Martinson e escrito por Lorenzo Semple Jr., “Batman: O Homem-Morcego” chegou aos cinemas em 1966 no auge do fenômeno provocado pela série de televisão protagonizada por Adam West (Bruce Wayne/Batman) e Burt Ward (Dick Grayson/Robin). Produzido por William Dozier, o longa preservou a estética colorida, o humor, o espírito pop e os exageros que transformaram aquela encarnação do herói em um fenômeno cultural.
Na aventura, Batman e Robin precisam enfrentar de uma só vez quatro dos maiores inimigos da dupla. Coringa (Cesar Romero), Pinguim (Burgess Meredith), Charada (Frank Gorshin) e Mulher-Gato (Lee Meriwether) unem forças em um plano que envolve o sequestro de um inventor e uma máquina capaz de desidratar seres humanos. A produção ainda colocou em cena equipamentos que se tornariam emblemáticos daquela fase, entre eles o Batmóvel, o Batcóptero e o Batbarco.
Filmado entre abril e junho de 1966, o longa foi realizado enquanto a “Batmania” tomava conta dos Estados Unidos. O sucesso dos primeiros episódios da série havia provocado uma explosão de produtos relacionados ao personagem e despertado enorme interesse do público. O filme reuniu praticamente a mesma equipe da televisão e levou às telas de cinema, em escala maior, o universo irreverente que transformou Batman em um dos grandes símbolos da cultura pop dos anos 1960.
Seis décadas depois, “Batman: O Homem-Morcego” permanece como um registro singular da história do personagem. Longe da abordagem sombria adotada por adaptações posteriores, o longa abraça deliberadamente o humor, as cores fortes, os vilões extravagantes e o espírito dos quadrinhos daquele período, oferecendo um retrato de uma época em que Batman conquistava uma nova geração de espectadores por meio da televisão.
Além da sessão comemorativa, o 6º Batman Day Santos terá sorteio de brindes, incluindo cartazes do Batman, livros das CineZen Edições Literárias e ingressos do Cine Roxy.
A entrada será mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação será destinada ao CENIN.
6º Batman Day Santos
Data: domingo, 20 de setembro de 2026
Horário: 17h
Local: Cinemateca de Santos – Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande
Atração: “Batman: O Homem-Morcego” (1966)
Realização: CineZen Cultural
Entrada: 1 kg de alimento não perecível em prol do CENIN
Atrações: exibição do filme e sorteio de brindes