Waldemar Lopes apresentou pela 29ª vez sua tradicional palestra no dia 7 de março. Evento teve caráter filantrópico e sorteio de brindes
Controverso, polêmico, divertido. O Oscar pode não ser a premiação mais justa do cinema. Mas com certeza é a principal. Aquela em que os holofotes do mundo se voltam para curtir desde as celebridades no tapete vermelho, até as homenagens e entregas da famosa estatueta.
Na terça-feira, 7 de março, na sala 1 do Cine Roxy 5, ocorreu a 29ª edição da tradicional Palestra do Oscar com Waldemar Lopes. O evento foi promovido pela Open House Idiomas, em parceria com o Cine Roxy, Instituto CineZen Cultural e Santos Film Fest, além de diversos apoiadores que cederam brindes para sorteio. A entrada foi franca, mas pediu-se a gentileza de um quilo de alimento não perecível em prol da ACAUSA.
Durante o evento, Waldemar comentou os principais indicados, trazendo curiosidades da premiação, da história do Oscar, apresentando os títulos em Portugal para os filmes vencedores do Oscar, entre outros assuntos ligados à premiação.
Como de costume, foram sorteados vários brindes, como ingressos do Roxy, vales para restaurantes, cafeterias, chocolates, livros, brindes geeks, etc.
A entrada segue o mesmo sistema da palestra: gratuita, mas pede-se para quem puder, um quilo de alimento não perecível em prol das mesmas instituições: ACAUSA e da Igreja Senhor dos Passos.
Histórico da Palestra
“A história da origem da palestra é bem interessante”, afirma Waldemar. “Em um dos cursos de inglês que ministro na Open House Idiomas, chamado ‘Brush up’, que criei para pessoas que quisessem aperfeiçoar o idioma e conhecer mais a cultura americana, eu falava sobre o cinema em Hollywood e filmes independentes”, explica. “Nessas aulas, o Oscar começou a se tornar um tema recorrente, por ser talvez o primeiro prêmio criado para destacar os melhores de um setor e se tornar um modelo e inspiração para demais premiações. Quando se fala de qualquer outro prêmio, como o Tony, por exemplo, é comum se referirem a ele como ‘o Oscar do teatro’”, detalha o artista plástico. “A ideia de fazer a palestra surgiu na sala de aula. Decidi fazer o evento na própria sala de aula da Open House, em inglês, aberta também ao público interessado. Foi um sucesso! O vencedor daquele ano foi ‘Forrest Gump’, e Tom Hanks se tornou uma espécie de amuleto de sorte para mim”, ressalta.
Até 1997 a palestra foi realizada na Open House Idiomas. No entanto, o evento ia crescendo e o problema de espaço se tornou o primeiro obstáculo. A parceria com a Livraria Martins Fontes foi providencial. “Recebi muito apoio da Solange e Aírton, entre 1999 e 2006, onde pude realizar a palestra na sede da Praça Independência”, lembra Waldemar.
Com o fechamento daquela unidade, Waldemar recebeu um grande apoio da Associação dos Médicos de Santos (atual unidade da Associação Paulista de Medicina na cidade), onde o evento ocorreu por três anos.“Um maior trabalho começou quando, atendendo a muitos pedidos, comecei a fazer uma sessão extra em português”, destaca. “Infelizmente, problemas de horário e gastos me obrigaram a fazer uma escolha, e a palestra em português prevaleceu”.
Há 12 anos, o Cine Roxy criou uma programação especial de Oscar, com pré-estreias de filmes indicados e, por intermédio de André Azenha, convidou Waldemar para realizar a palestra no cinema. Ele aceitou prontamente. “Nada melhor que uma Palestra do Oscar acontecer numa sala de cinema, especialmente no Cine Roxy, que tem tanta tradição”, afirma.