O comediante apresentava o prêmio de melhor documentário e fez piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, mulher do ator, quando Will Smith sobe no palco e um dá tapa na cara de Chris Rock e, em seguida, ganha Oscar de melhor ator

Will Smith deu um tapa na cara de Chris Rock durante o Oscar 2022, neste domingo (27/03/2022). O comediante apresentava o prêmio de melhor documentário e fez uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, mulher do ator, que sofre de Alopecia, doença inflamatória que provoca a queda dos fios.

No fim de 2021, Jada compartilhou um vídeo em seu Instagram explicando o motivo por trás do corte de cabelo. A atriz revelou que tem o diagnóstico de alopecia, uma doença inflamatória que provoca a queda dos fios. “Cheguei ao ponto em que só posso rir. Vocês sabem que eu tenho lidado com a alopecia e, do nada, apareceu essa falha aqui. Olhem só. Ela veio do nada e vai ser mais difícil de esconder. Então achei melhor mostrar para todos, para não surgirem dúvidas”, disse Jada no vídeo.

Existem dois tipos diferentes de alopecia: a alopecia areata e a alopecia androgenética. No caso de Jada, ela enfrenta o primeiro tipo, que é causado por uma doença autoimune. Segundo a Sociedade Brasildeira de Dermatologia (SBD), cerca de 2% da população mundial é acometida por esse tipo da condição. Em mulheres, a perda dos fios ocorre principalmente na região central da cabeça. O grau da alopecia varia de acordo com cada pessoa, podendo causar também a eliminação dos pelos de todo o corpo – cenário que ocorre em casos mais graves.

O segundo tipo de alopecia trata-se de uma forma de queda de cabelo geneticamente determinada. “A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos”, define a SBD.

Will Smith ganhou o prêmio de melhor ator, por “King Richard: Criando Campeãs”. Durante seu discurso de agradecimento, no qual ficou visivelmente emocionado, o ator pediu desculpas à Academia e aos presentes.

Depois da premiação, a polícia de Los Angeles divulgou que Rock não quis prestar queixas, e a Academia declarou que não apoia violência.

Enquanto apresentava a categoria, Chris Rock brincou com diversos convidados da noite. Ele então comparou Pinkett Smith com a protagonista de “Até o limite da honra” (1997), vivida por Demi Moore, que tinha a cabeça raspada.

A atriz passou a raspar a cabeça por causa de alopecia, que provoca queda de cabelo.

Nesse momento, Will subiu no palco, deu um tapa na cara do comediante e voltou para seu lugar. “Deixe o nome da minha mulher fora da p**** da sua boca”, gritou o ator, ao se sentar.