A Volkswagen comprovou a tendência que faz a distância entre o real e o virtual no mundo dos carros é cada vez menor na abertura do festival de Wörthersee, na Alemanha.

A marca mostrou, em primeira mão, a versão real do GTI Roadster Vision Concept, conceito criado para as pistas virtuais do Gran Turismo 6, jogo do console Sony PlayStation.

Revelado primeiro em desenhos, o GTI Roadster apareceu ao vivo na abertura do festival de Wörthersee. Com apenas dois lugares, linhas cortantes e aerodinâmica primorosa, o superesportivo tem tração permanente nas quatro rodas (4Motion) e usa mecânica digna da proposta de ser um velocista.

O GTI Roadster é empurrado por um poderoso 3.0 VR6 twin-turbo dotado de injeção direta e capaz de gerar 503 cv. Além da potência que supera os 500 cv, o motorzão VR6 despeja absurdos 67,8 kgfm de torque.
O motor é gerenciado por um câmbio de dupla embreagem e sete marchas — o conjunto é uma evolução do aplicado em 2013 no conceito Design Vision GTI Concept, mas o torque gera 10,7 kgfm a mais no GTI Roadster.
A Volkswagen ainda não divulgou números de desempenho e limitou-se a afirmar que o modelo é “ferozmente rápido”. Além das formas, o pacote aerodinâmico inclui um aerofólio gigante, além de difusores traseiros. As quatro rodas usam enormes discos de freio ventilados, com 14 e 15 polegadas de diâmetro, para segurar o ímpeto.
Um dos detalhes mais interessantes do conceito é o para-brisas recortado que envolve o cockpit.
GTI Roadster