Você precisa assistir “The Goldbergs” 7

The Goldbergs” é uma série de comédia da ABC (no Brasil é transmitida pelo canal Comedy Central) que retrata o dia a dia de uma família de classe média que vive na cidade de Jenkintown, Pensilvânia, EUA. A história é retratada do ponto de vista de Adam Goldberg, o caçula da família, contando acontecimentos de sua vida na infância/adolescência nos anos 80.

A fórmula da série é muito parecida com a saudosa “Wonder Years”, o diferencial dela é que os acontecimentos retratados em cada episódio de fato aconteceram (mesmo que tenham sido exagerados na série), uma vez que ao final de cada episódio, vemos cenas que o verdadeiro Adam Goldberg (criador da série) gravou em sua câmera na infância/adolescência.

Você precisa assistir “The Goldbergs” 8

Uma apresentação rápida dos personagens principais:

Adam Goldberg (Sean Giambrone) é um nerd convicto, fã de filmes de ficção científica, constante alvo de bullying do irmão, Barry, e extremamente mimado pela mãe, Beverly.

Murray “Mur” Goldberg (Jeff Garlin) é o estereótipo do americano de classe média bastante retratado em séries como “The Simpsons”, “The Flintstones”, “Família Dinossauro” e etc. Passou a ser dono da loja de móveis que era do sogro quando o mesmo se aposentou. Trabalha duro pra dar uma boa vida à família, extremamente rabugento, não gosta de ser incomodado quando chega em casa e senta de cueca na sua poltrona favorita para assistir televisão. Loucamente apaixonado por sua esposa, Beverly, única pessoa que consegue colocar medo nele. Tenta se fazer de durão mas no fundo tem um coração bom e é emotivo. Vive chamando os filhos de “idiotas”.

Beverly “Bev” Goldberg (Wendi McLendon-Covery) outro estereótipo da família americana de classe média. Após o casamento abandonou a faculdade e passou a se dedicar ao marido e os 3 filhos. Mãe superprotetora, sufoca seus filhos com o excesso de carinho e zelo, constantemente vai à escola deles para que sejam tratados como as “estrelas” que ela acha que são. Têm os apelidos mais esdrúxulos para os filhos como “Minhoquinha”, “Monstrinho do abraço”, “Pedacinho delicioso”. É temida por todos a sua volta, exceto os 3 filhos.

Erica Goldberg (Hayley Orrantia) é a filha mais velha dos Goldbergs, patricinha, extremamente popular no colégio mas idealista e que sonha em uma estrela da música. Tenta montar uma banda com sua amiga, Layney e secretamente é uma nerd como seu irmão, Adam.

Barry Goldberg (Troy Gentile) é o filho do meio, sem noção ao extremo, se autodenomina “Gostosão”, seu sonho é ser um rapper, guitarrista, lutador de karatê e estrela do basquete (tudo ao mesmo tempo), se acha popular (sem ser), tem uma gangue de amigos chamada JTP, adora fazer bullying com o irmão mais novo, Adam, e é apaixonado pela melhor amiga da irmã.

Albert “Pops” ou “Al” Solomon (George Segal) é o avô da família, pai de Beverly, foi o primeiro dono da loja de móveis “Império Otomano”, quando se aposentou, a passou para o genro Murray. Pops só quer curtir a sua aposentadoria, paquera mulheres mais novas, mas geralmente é a voz da razão na família, conselheiro dos netos, genro e da filha, é muito ligado ao neto mais novo, Adam, geralmente é o protagonista das “produções cinematográficas” feitas pelo neto.

Marvin “Marv” Goldberg é o irmão mais novo de Murray, quer ficar rico de maneira rápida e fácil, não é mau caráter mas é inocente e bola diversos planos mirabolantes para enriquecer.

Você precisa assistir “The Goldbergs” 9

THE GOLDBERGS – “Breakfast Club” – Adam works on his new persona for the first day of high school that he hopes will up his coolness level. Meanwhile, Beverly gets her teaching certification to become a substitute teacher. But when she is demoted to sub-janitor, she sends the Goldberg kids to a Saturday detention, but it is Principal Ball who must oversee the kids. Later, Murray arrives and takes over where he gives an important lesson, on the season premiere “The Goldbergs,” WEDNESDAY, SEPTEMBER 21 (8:00-8:30 p.m. EDT), on the ABC Television Network. (ABC/Kelsey McNeal)
TROY GENTILE, SEAN GIAMBRONE, HAYLEY ORRANTIA, WENDI MCLENDON-COVEY

Os melhores episódios da série são os que relatam ocorridos com a família toda, como jantares de “Ação de Graça”, “Natal” ou quando saem para algum restaurante em que Murray sempre quer que os filhos peçam algo barato e que não desperdicem e no fim das contas sempre acaba em uma grande confusão com Murray gritando com os filhos, Bev dizendo que falhou como mãe, os 3 filhos arrumando confusão e Pops tentando colocar panos quentes na situação.

O ponto forte da série é a excelente química entre os atores que interpretam a família, são momentos antológicos, sempre com muita gritaria por parte de todos e as situações mais estapafúrdias geralmente causadas por algum dos 3 filhos.

Você já deve estar se perguntando porque que então seria de diferente das séries do mesmo estilo que existem por aí como “Wonder Years”, “Modern Family”, “Last Man Standing” e até a brasileira “Grande Família”. Para ser bem sincero, não difere em nada, é uma fórmula bem comum com um personagem narrando os episódios, no caso é a voz de Adam já adulto feita pelo ator Patton Oswalt. O que mais prende The Goldbergs é o saudosismo dos anos 80, para quem tem mais de 30 anos, a série é um deleite, você se enxerga nos personagens em diversos momentos, se emociona com as referências, o visual dos anos 80. O texto da série também é muito bom e cativante, mesmo partindo para a sua 6ª temporada, não dá sinais de cansaço e já está garantida até a 7ª temporada. Outra coisa bem legal dela é que ao final de cada episódio, nos é mostrado como estão hoje em dia alguns dos personagens retratados ali.

The Goldbergs” estreará a sua 6ª temporada no dia 26 de setembro de 2018 nas TV’s norte-americanas. A série já gerou um spin-off chamado “Schooled” que terá uma premissa bastante parecida com a série “mãe”, com uma personagem nova contando o cotidiano da sua família nos anos 90 e contará no elenco fixo com o Treinador Mellor, o diretor Glascott e Layney que a essa altura será professora da escola que estudou, o spin-off ainda não tem data de estreia definida mas será algo por janeiro e fevereiro de 2019.

Você precisa assistir “The Goldbergs” 10

Texto do colunista Illo Schaun, nerd, advogado, legender nas horas vagas, roqueiro, leitor voraz de HQ e livros, viciado em filmes e séries, sonha em ser o Batman e coleciona diversas versões de batmóveis.
 
Twitter: @illods