Você precisa assistir a série “Californication” 11

Na coluna dessa semana falarei de “Californication”, uma série que infelizmente já terminou, teve 7 temporadas e foi ao ar entre os anos de 2007 e 2014, nos EUA pelo canal Showtime e no Brasil não me recordo qual o canal fechado que transmitiu (assistia pela internet), sei que o SBT passava nas madrugadas dos finais de semana mas você encontra as 7 temporadas inteiras na Netflix.

Você precisa assistir a série “Californication” 12

A história gira em torno de Hank Moody (David Duchovny), um escritor em franca ascensão que se muda com sua esposa/namorada Karen (Natascha McElhone) e sua filha Becca (Madeleine Martin) de Nova Iorque para Los Angeles para trabalhar na adaptação do seu livro de maior sucesso, “God Hates Us All”, para o cinema.

É exatamente na mudança para Los Angeles, “a cidade dos pecados”, que as coisas começam a degringolar para Hank. Ele passa a ter uma séria crise de criatividade após o lançamento da adaptação cinematográfica do seu livro, com isso passa a beber cada vez mais, estar cada vez mais ausente, se drogar cada vez mais e isso tudo afeta o seu relacionamento com Karen, que apesar de ser “esposa” de Hank, os dois nunca casaram “no papel” porque achavam que eram “descolados demais” para isso.

Você precisa assistir a série “Californication” 13

Quem vê David Duchovny nessa série, quase não lembra que ele um dia foi o Agente Fox Mulder em “Arquivo X”. Duchovny nos entrega um personagem sensacional e completamente diferente do seu outro personagem famoso, tudo é diferente, até os trejeitos e a forma de se expressar. Eu, particularmente, não entendo como um ator do talento dele nunca teve oportunidade em um filme de maior destaque em Hollywood, o considero um ator completo, tem o timming perfeito para comédia, sabe imprimir bem as emoções quando o papel requer mais drama e é extremamente carismático.

Todo o elenco da série é muito bom, mesmo muito deles sendo mais conhecidos de papéis em outras séries, do elenco principal só David Duchovny que interpreta Hank é conhecido e Natascha McElhone, intérprete de Karen, talvez o seu papel de maior destaque no cinema tenha sido Lauren no filme “O Show de Truman” em que ela era o par romântico de Jim Carrey. A química entre o elenco principal é muito boa, sobretudo na dupla Hank e o seu agente/melhor amigo, Charlie Hunkle (Evan Handler), geralmente as cenas mais cômicas da série acontecem entre os dois, assim como as maiores lições de companheirismo, desprendimento e irmandade, eles mostram que é possível ter uma amizade genuína em um showbiz com suas bases apodrecidas.

Você precisa assistir a série “Californication” 14

Californication” é uma crítica ácida de como o showbiz de Hollywood é podre por dentro, desde exemplo de atores e atrizes prestando “favores” sexuais para conseguirem papéis em filmes/séries, das coisas que as pessoas precisam se submeter para estarem no mainstream das celebridades, tudo isso sabendo equilibrar muito bem comédia com drama, sem ser “pastelão” demais e nem ser depressiva demais, geralmente apoiada no tripé “sexo, drogas & rock n’ roll”. Sem contar que a série tem uma trilha sonora sensacional, com muito rock.

Você precisa assistir a série “Californication” 15

Para mim, particularmente, a série está facilmente no TOP5 das minhas favoritas, sempre que posso, assisto de novo ou a maratono. Vale a pena você assistir, ela tem um texto muito dinâmico, cada episódio dura 30 minutos, o que a torna ainda mais agradável porque conseguimos assistir de 3 a 4 episódios por vez.

 

Texto do colunista Illo Schaun, nerd, advogado, legender nas horas vagas, roqueiro, leitor voraz de HQ e livros, viciado em filmes e séries, sonha em ser o Batman e coleciona diversas versões de batmóveis.
Twitter: @illods