1. A Warner possibilitou à imprensa internacional uma visita ao set de Liga da Justiça em Londres, revelando que o tom geral dado pela equipe era de que o filme seria uma celebração divertida dos super-heróis, no espírito das histórias de Jack Kirby e que os Novos Deuses serão introduzidos no filme por meio da ameaça de Apokolips.

Justice League ganhou logotipo oficial e sua primeira sinopse, assim como a primeira foto de produção, mostrando o Batmóvel estacionado em um novo hangar.

logobranco.jpg__460x200_q85_crop_subsampling-2_upscale

Algumas mudanças com relação ao que foi feito com a trindade em BvS dizem respeito ao Batman.

imageO personagem terá upgrades em Liga da Justiça, com novo uniforme e equipamentos. Foi apresentado o novo uniforme tático do Homem Morcego e dois veículos inéditos: Crawler e Flying Fox, assim como a nova versão do Batmóvel de BvS.

O Batmóvel mostra-se um veículo modular, com uma base que recebe peças móveis para servir a várias funções. Vendo o veículo em Esquadrão Suicida, percebe-se que não há a metralhadora dupla frontal de BvS, mas há o espaço para ser acoplada. Em BvS, o veículo já recebe a metralhadora, e em Liga da Justiça, ele recebe um lança mísseis frontal e um canhão no lugar do banco de passageiro, mostrando-se mais versátil e adaptável do que se supunha.

Batmobile versões 2

No filme da Liga da Justiça fica claro que o Batman, por não ter poderes, precisa se desenvolver, afirma o figurinista Michael Wilkinson. A nova roupa oferece mais proteção para Bruce Wayne e tem um aspecto brilhante, de fibra de carbono. Os ombros são protegidos com placas, assim como abdômen.

Uma das referências que a equipe de Wilkinson usa é a do game Batman de Arkham Knight, traduzindo este uniforme para o cinema.

Figura conceitual do uniforme de LJ

Figura conceitual do uniforme de LJ

O capuz parece mais reforçado, com linhas de proteção que sobem pelo pescoço. embora não seja mais robusto, devendo trazer consigo novidades tecnológicas, como um visor com lentes pretas angulosas e sem tiras ou armação muito salientes, parecido com o do Coruja do Watchmen, no filme de Snyder. O cinto de utilidades será da cor da roupa, sendo mais discreto.

Com relação aos veículos inéditos, o Crawler é uma máquina que anda em quatro patas, para dar acesso a espaços apertados e escalar paredes. Um detalhe curioso é que o cockpit é o único pedaço do Crawler que foi construído no set, o resto será feito em computação gráfica. O veículo no set tem painel de botões e mostra um pouco do arsenal da máquina, como um arpão que, segundo o designer de produção Patrick Tatopoulos, serve principalmente para o Crawler escalar paredes, causando grandes danos por onde passa, foguetes, um canhão, medidas de defesa, armas frontais e traseiras.

Este cockpit só tem assento para o Batman, e apoios de mãos para dois ou três tripulantes, para não vermos os heróis todos sentados, diz Tatopoulos. Além disso, uma das artes conceituais vistas no set mostra o Crawler usando um lança-chamas contra parademônios num túnel escuro.

hangar

Primeira foto de produção: Nova versão do Batmóvel no hangar sede da equipe

Batman também terá a Flying Fox, uma fortaleza voadora, não necessariamente desenhada por, ou para, Bruce Wayne, e que seria um veículo originalmente concebido pelo exército, talvez depois dos anos 1960, assim como o hangar submerso, base da aeronave. Este hangar já existia antes, e seria construído pela Gotham Iron Foundry Corporation, e posteriormente modificado por Batman. A base foi inspirada nos bunkers existentes nas primeiras décadas do século 1920, com paredes pretas, industriais, pesadas, cheias de tubulação, como o interior de um submarino, e não tem ligação com a Batcaverna da mansão de BvS, devendo ficar no Porto de Gotham.

O desenho da fortaleza voadora lembra o Batmóvel, com a traseira mais elevada do que a frente. A parte posterior tem formato retangular, capaz de carregar outros veículos. Tatopoulos pensou em colocar o cockpit na ponta da nave, mas decidiu que o melhor seria que o piloto ficasse na parte traseira, elevado, como o comandante de um navio cargueiro.

O diretor Zack Snyder falou recentemente sobre a sua inspiração para o filme.

No filme da Liga veremos Bruce Wayne juntando os membros da num estilo parecido de Os Sete Samurais, evidenciando o final de Batman vs Superman quando Bruce chega a conclusão de que não pode fazer isso sozinho e que deve unir os heróis sob uma causa comum.

Os Sete Samurais é um filme japonês de 1954 dirigido por Akira Kurosawa. O filme conta como lavradores de uma aldeia decidem resistir aos ataques de bandidos. Reconhecendo seu desconhecimento de como se defender, eles procuram pessoas que conheçam a arte da guerra, os samurais guerreiros profissionais no Japão de então.

Este conceito se evidencia com o primeiro clipe do filme da Liga Da Justiça liberado pela Warner Bros. nesta visita, quando Barry Allen, o Flash conhece o Bruce Wayne.

A cena começa com Barry Allen indo para seu apartamento, que é escuro e parece ser parte de um armazém, com tetos altos, velho, e é alimentado por um disjuntor. Barry chega para ligar o interruptor, dezenas de luzes e monitores de televisão pendurados no teto estão ligados, e Bruce Wayne está sentado no apartamento de esperando por Barry.

ezra

Bruce se apresenta: “Barry Allen … Bruce Wayne,” Barry fica atordoado e responde: “É normal ter um completo estranho sentado na minha segunda cadeira favorita”. Bruce rapidamente revela uma impressão de uma imagem da loja de conveniência, imagens de vigilância que apareceram em Batman vs Superman. Ele questiona Barry sobre o que estaria fazendo nesses momentos mas Barry insiste, de um jeito cômico, que é alguém que se parece exatamente com ele, mas definitivamente não é ele – “apenas um garoto judeu atraente”

Bruce, obviamente não convencido, joga um Batrang em Barry, a cena fica em câmera lenta, Barry se desvia, olhando para o Batrang que teria atingido seu rosto, e percebe que Bruce Wayne é o Batman. Barry olha para trás para Bruce, com a velocidade voltando ao normal e Barry diz para Bruce, “Você é o Batman“, ao que ele responde: “E você é rápido.”.

Bruce revela a Barry que está recrutando pessoas como ele e Barry se junta imediatamente, sem hesitar. Depois de uma pausa, ele diz para Bruce que ele “precisa de amigos” e pergunta se pode ficar com o Batrang.

Outra revelação é sobre o personagem de Willem Dafoe no filme. Seu personagem é Nuidis Vulko, conselheiro científico chefe da realeza de Atlântida, figura política e acadêmica do universo do Aquaman.

Tanto nos quadrinhos pré e pós a reformulação dos Novos 52, Vulko serve como o tutor que explica para Arthur Curry, o Aquaman, a história e a vida dos atlantes.

WillemDafoeVulko-720x322

Numa arte conceitual de Vulko, Dafoe aparece com um machado rústico que carrega às costas. Sua roupa tem a mesma base metalizada de escamas triangulares douradas que podem ser vistas nos uniformes de Aquaman e Mera, mas com mais trechos de tecido liso azul por cima, nos antebraços e nos ombros, nas costas abaixo da cintura e diante da pélvis.

A vestimenta como um todo parece mais ornamental e formal. Segundo o Michael Wilkinson, Vulko é de uma geração de atlantes anterior à de Aquaman, então sua roupa tem mais camadas e é mais elaborada.

A visita ao set serviu para se definir detalhes do filme, e, por conseguinte, do Universo DC no cinema.

Steppenwolf é o principal vilão de Liga da Justiça:

 

Um dos cartazes mais visíveis na sala de reuniões cheia de arte conceitual era uma silhueta sombria com dois chifres brotando de sua cabeça sem rosto, que Deborah Snyder confirmou ser Steppenwolf, antagonista principal da Liga da Justiça, mas não descartando a presença de Darkseid e talvez outros vilões, segundo Zack e Deborah Snyder.

 

 

Zack Snyder parece ser firmemente no controle

 

‘Liga da Justiça’ é o filme de Zack Snyder, de acordo com Ben Affleck.

Apesar dos rumores, tanto Snyder e Ben Affleck estavam ansiosos para tranquilizar a todos que as filmagens correm tranquilas, e os produtores e o cineastas estão trabalhando juntos e  tudo funciona sem problemas.

 

Snyder afirmou que não está sendo pressionado, mas que houve um ligeiro equívoco sobre as filmagens de BvS, relacionada a quanta pressão que havia e a pressão sobre o filme para atuar em uma determinada maneira, disse que está fazendo filmes realmente pessoais, e que a ideia por trás de Batman v Superman não foi uma decisão do estúdio.

 

“Chris (Nolan) e eu meio que tínhamos essa ideia, de um caminho em direção a Liga da Justiça”, disse ele. “Eu não acho que o nascimento de Batman v Superman era algum tipo de conspiração corporativa para vender bilhetes ou fazer qualquer coisa”.

 

“O estúdio tem sido incrível comigo” disse Snyder.

 

Affleck, por sua vez, falou brevemente sobre a contribuição criativa dos produtores Geoff Johns e Jon Berg – mas deixou claro que Snyder estava no banco do motorista.

“Geoff é uma grande parte das coisas”, disse Affleck. “Geoff é um cara brilhante, e não há ninguém que sabe mais sobre histórias em quadrinhos … ele tem um grande gosto, e é realmente super inteligente e super agradável. Jon Berg, assim, tem um papel tão grande, mas na verdade este é o filme de Zack, e nós estamos aqui executar a visão de Zack.”

 

Mudança de tom de Batman vs Superman

 

‘Liga da Justiça’ não será tão soturno quanto Batman vs Superman.

 

Um tema recorrente na visita ao set foi o tom de Liga da Justiça, e como o filme vai ser muito diferente dos dois filmes anteriores. Falou-se de colocar mais divertimento no filme, e como o foco desta vez seria na formação de equipes e na interação entre os heróis.

 

Snyder disse que gostava muito do tom soturno de seus filmes, mas que realmente queria que o tom dos três filmes fossem diferentes.

 

O filme não será Justice League: Part One, será em um capitulo

 

Isso foi esclarecido por ambos os produtores e Snyder, haverá só um filme, e não mais será dividido em dois capítulos.

Isto não quer dizer que não pode haver mais do que um filme da Liga da Justiça, mas este filme vai ficar sozinho, como uma história completa.

 

“Nós estávamos apenas planejando, mas estamos fazendo, Liga da Justiça, apenas Liga da Justiça”, disse Deborah Snyder. “Um filme”.

Zack Snyder disse que o filme não termina e você fica tipo ‘OK, bem, isso é o universo DC”

 

Caixas Maternas estão no núcleo da história

 

Três delas, para ser exato: branco, vermelho e verde (um cada para os atlantes, as amazonas e da humanidade, respectivamente).

 

“Estas Caixas Maternas funcionam em grupos de três”, explicou o produtor Charles Roven. “No princípio”, antes que houvesse uma história, a humanidade, os atlantes (antes que estarem sob a água) e a amazonas, juntos aos antigos deuses, reuniram-se e decidiram que, com base em um evento que aconteceu, estas caixas maternas deveriam ser guardadas e protegidas pelas três raças.

 

Zeus estará no filme

 

“Apesar de não aparecer muito, sua presença será importante para a trama, apresentando a história das caixas maternas, para que todos saibam a história”, disse Deborah Snyder. “Então ele está em uma parte muito pequena.”

 

Indícios de outros cameos possíveis

 

Os produtores foram bastante lacônicos quando se tratava de outros personagens da DC que pode ou não pode aparecer em Liga da Justiça.

 

“Pode haver alguns cameos de pessoas”, disse Deborah Snyder. “Você sabe, nós meio que gostamos de fazer isso, então vamos ver.”

 

Superman pode não retornar logo no começo do filme

 

Traços de Superman ficaram ausentes da visita ao set. Ele não estava nas artes conceituais, nem de seu traje, e em qualquer uma das cenas vistas. Sabe-se que ele estará em Justice League, mas ele pode aparecer só no ápice do filme.

 

“Obviamente Superman faz parte da Liga da Justiça”, disse Deborah Snyder. “E sabemos onde acabamos com ele. E não seria uma Liga da Justiça sem Superman, mas acho que seu caminho de volta para nós… nós não queremos realmente estragar isso, mas ele está aqui.”

 

Haverá uma cena grande briga em um túnel

 

No meio do dia, o designer Patrick Tatopoulos mostrou um cenário que serviu de locação para uma cena recém-filmada, que consistia de um túnel, torre de ventilação em ruínas, janelas de vidro quebraram e tijolos quebrados. Até a metade do lado de fora do prédio era uma ponte que tinha sido quebrada no meio, e no lado mais distante, um túnel de trânsito gigante.

 

“É um túnel que eles estavam sendo construído entre Metrópolis e Gotham e que tinha sido abandonado,” Deborah Snyder informou. “Assim, o projeto nunca foi para frente… mas há os restos abandonados do que passou a ser o túnel, e há um grande pedaço ação do Crawler que ocorre neste local…”.

 

A formação da Liga da Justiça não vai ser um processo suave

 

Recrutar alguns desses heróis pode não ser uma tarefa tão fácil, afirmou Affleck. Aquaman, em particular – a quem Ben Affleck descreveu como “um personagem muito forte interpretado por um ator muito forte, com uma personalidade muito forte”. Ele poderia ser um problema para Wayne.

 

“Não é como se qualquer um desses personagens se mostrasse apto imediatamente a levantar e dizer ‘Sim senhor, o que devo fazer Sr. Wayne? ‘”, Affleck riu.

“É sobre a tentativa de reunir um monte de pessoas diferentes que estão acostumados a serem muito poderosos e muito independentes para tentar trabalhar em conjunto, e sobre como isso é difícil”.

 

“Há alguns personagens que realmente se deram bem uns com os outros, e alguns que realmente vão bater de frente um com o outro, e sobre a tentativa de conter isso”.

LigaCapa

 

Sinopse: “Alimentado por sua fé restaurada na humanidade e inspirado pelo ato de altruísmo de Superman, Bruce Wayne busca a ajuda de sua nova aliada, Diana Prince, para encarar um inimigo ainda maior. Juntos, Batman e Mulher-Maravilha trabalham rapidamente para encontrar e recrutar um time de meta humanos para encarar essa ameaça recém despertada. Mas apesar da formação dessa liga sem precedentes de heróis – Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Ciborgue e Flash – talvez seja tarde demais para salvar o planeta de um ataque de proporções catastróficas”.

 

Liga da Justiça tem no elenco Ben Affleck (Batman), Gal Gadot (Mulher-Maravilha), Henry Cavill (Superman), Jason Momoa (Aquaman), Ray Fisher (Ciborgue), Ezra Miller (Flash), Ambev Heard (Mera), Willem Dafoe (Vulko), J.K. Simmons (Comissário Gordon), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Jeremy Irons (Alfred) e Amy Adams (Lois Lane), entre outros.

Zack Snyder dirige o filme, que tem estreia prevista para 16 de novembro de 2017.