Quando a Warner anunciou o DC FanDome, evento com novidades, painéis e outras atividades, um detalhe chamou a atenção, principalmente de brasileiros, pois dizia nas regras que nenhum residente no país poderia participar dos concursos promovidos.

Termos de participação de brasileiros em concursos no DC FanDome são atualizados 1

Segundo o texto das regras oficias do evento referente as competições de artes e cosplay, cidadãos do Brasil não podereiam participar dos concursos que terão prêmios de até US$ 2 mil.

Ascregras ditavam: “Você não está elegível para participar deste concurso criativo se você é nascido ou residente legal do Brasil ou daqueles países que sofrem embargos de bens pelos Estados Unidos”, e citava ainda Crimeia, Cuba, Irã, Coreia do Norte, Sudão e a Síria.

Com isto, muitos entenderam que o país estava de fora por questões causadas pela pandemia de coronavírus, como a atual proibição de entrada de produtos brasileiros nos EUA.

A assessoria de imprensa da Warner esclareceu que a exclusão no concurso não é devido a questões de saúde, e explicou que o motivo que impede os brasileiros de participarem é uma série de “restrições de competição e prêmios no Brasil”. O evento estuda medidas que possam incluir a participação de brasileiros nos concursos.

O evento atualizou as suas regras e mudou o trecho em questão para:

“O concurso criativo está aberto a pessoas com pelo menos 18 anos e têm maioridade em sua jurisdição de residência principal no momento do envio. Você não é elegível para participar deste concurso se for um residente nacional ou legal do Brasil devido a restrições de competição e premiação no Brasil.”

As regras do DCFanDome dizem:

“De acordo com a legislação do Brasil, cidadãos só podem participar de promoções que são registradas na Caixa Econômica Federal, seguindo a Portaria nº 422, de 18 de julho de 2013. Portanto, brasileiros devem seguir a legislação local e, uma vez que os concursos não têm os registros necessários, residentes do país não podem se inscrever neste tipo de ação.”

O DC FanDome acontecerá no dia 22 de agosto, às 14h00 (horário de Brasília).