Ficar doente é algo que pode destruir a alegria de qualquer pessoa, imagine então quando uma criança descobre que tem uma das piores doenças conhecidas. Começa-se uma batalha pela própria vida. Esta experiência pode ser assustadora e devastadora para qualquer criança.

Procurando uma forma de diminuir o impacto disso, diversos hospitais criam ambientes coloridos e artísticos para contribuir com a recuperação dos pacientes infantis, estimulando a imaginação das crianças no lugar do confinamento em espaços frios e intimidadores.

O Hospital A.C. Camargo recorreu a uma solução inventiva e lúdica, para auxiliar as crianças. Utilizar superpoderes na recuperação. Crianças que passam pelo tratamento do câncer recebem a ajuda de seus super heróis favoritos, na forma do tratamento, equipamentos e decoração da unidade dedicada ao câncer, mudando a percepção negativa que as crianças tem do tratamento.

Super Heróis ajudam crianças no combate ao cancêr

Superfórmulas

Equipamentos e medicamentos foram tematizados, utilizando elementos dos personagens da DC Comics. Os soros de quimioterapia são exibidos para as crianças como superfórmulas, em embalagens muito especiais, e o tratamento é feito em corredores chamados de Hall da Justiça, e histórias em quadrinhos especiais e animações foram produzidas por artistas, explicam a doença e motivam na luta contra os vilões, ou seja, os males que afligem os pequenos.

Super Heróis ajudam crianças no combate ao cancêr

Quadrinhos criados para as crianças em tratamento

Para ampliar a eficácia da ação, a JWT, Warner Bros., Vetor Zero e os médicos da Pediatria do A.C.Camargo trabalham juntos na criação e produção de uma série especial de desenhos animados e gibis, onde os próprios heróis vivem uma história semelhante à da criança com câncer e se recuperam através dessa Superforma.

“O tratamento, principalmente no começo, é muito assustador tanto para a criança quanto para a família. O projeto Superfórmula ajuda no entendimento da doença e desperta nas crianças e adolescentes ainda mais forças para enfrentar a dor e superar os problemas ao longo do tratamento para, ao final, ficar bem. Os pacientes são os verdadeiros super-heróis, e seu poder é acreditar na cura”, afirma Cecília Lima da Costa, diretora de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo.

super-herois-ajudam-criancas-no-combate-ao-cancer 2

Animação produzida especialmente para as crianças em tratamento

Marcos Bandeira de Mello, Gerente Geral da Warner Bros Consumer Products no Brasil afirmou que “fazer parte de um projeto como este, onde podemos dizer que as crianças em tratamento são os heróis de verdade, é um grande motivo de orgulho para todos os envolvidos neste fantástico projeto”.

Decoração da área de tratamento

Decoração da área de tratamento

A cura do câncer infantil ultrapassa 80%, na maioria dos tumores, uma solução como esta para que as crianças com câncer possam aprender a conviver com as difíceis fases do tratamento é algo louvável.

O hospital A. C Camargo fica na rua Prof. Antônio Prudente, 211, na Liberdade, em São Paulo.

O telefone é (11) 2189-5000