À medida que a curiosidade aumenta em torno da campanha #ReleaseTheAyerCut, uma série de vazamentos revelaram detalhes da versão do Esquadrão Suicida de 2016.

Aqui estão todos!

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 49

Os cineastas tradicionalmente vão longe em nome da prevenção de spoilers, mas quando o filme lançado mal se parece com o que o cineasta imaginou, os segredos dos bastidores parecem fluir muito mais livremente para o domínio público.  Depois que Justice League foi recriado por Joss Whedon, o diretor original, Zack Snyder, divulgava regularmente cenas deletadas e não vistas de sua versão do filme nas redes sociais, estimulando os fãs a exigirem que o corte de Snyder fosse concluído e lançado.  Suicide Squad é outro exemplo de filme da DCEU em que a Warner Bros. não estava exatamente de acordo com o diretor.

Conforme a história continua, reações negativas a Batman V Superman: Dawn of Justice deixaram a Warner Bros. nervosa sobre os próximos projetos da DCEU, forçando um repensar da franquia e uma mudança geral em direção a um tom mais leve.

O Esquadrão Suicida testou dois cortes separados com o público – uma edição do WB e uma versão que David Ayer descreve como seu arranjo da edição do WB, com o “corte de Ayer” real abandonado.  No final das contas, Suicide Squad foi um sucesso de bilheteria, mas um fracasso crítico, e Ayer discutiu abertamente sua falta de controle criativo sobre o produto final.

Estimulados pela Liga da Justiça de Zack Snyder finalmente atingindo a HBO Max após anos de campanha, os fãs de DC agora estão fazendo uma petição para #ReleaseTheAyerCut.

E, claro, isso significa mais vazamentos.

Qual a melhor maneira de promover o apoio de corte de Ayer do que dando a uma já ansiosa base de fãs uma amostra do que eles poderiam ter?

As revelações mais recentes vêm através da conta RTAyerCutSS no Twitter e incluem páginas de script e fotos deletadas, todas confirmadas como legítimas pelo próprio David Ayer.

Bataffleck era muito mais soturno

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 50

Na edição de 2016 de Suicide Squad, Batman apreende o Pistoleiro de Will Smith enquanto o criminoso está fazendo compras com sua filha.  Batman não deseja lutar com o vilão, mas Pistoleiro continua a resistir.  No flashback original de Ayer, no entanto, Batman realmente provocou sua presa, dizendo a Pistoleiro sobre sua filha, “ela terá cabelos grisalhos quando você a vir novamente.”  Esta é uma das cenas alternativas que sem dúvida funciona melhor no corte final, já que a linha de Ayer parece drasticamente fora do personagem até mesmo para o Cavaleiro das Trevas de Ben Affleck.

Mudanças na origem de Harley Quinn e Joker

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 51

Os vazamentos de corte de Ayer esclarecem quanto do Coringa de Jared Leto foi retirado do Esquadrão Suicida, com muitas das páginas do roteiro tweetadas sobre o relacionamento de Harley Quinn com o Palhaço.  A cena de flashback em que Joker coloca eletrodos nas têmporas de Harley é muito semelhante ao projeto original de Ayer, mas com uma omissão notável.  No corte final do Esquadrão Suicida, Joker diz: “Eu não vou te matar … Eu só vou te machucar muito, muito mesmo”, mas a página do roteiro que vazou omite esta linha, com Joker em vez de perguntar “esqueça que você sempre me conheceu …”

Embora ainda profundamente desconfortável, a versão de Ayer parece pungente para o desenvolvimento do personagem de Harley a longo prazo e se encaixa mais naturalmente com a cena de perseguição na estrada subsequente, onde o Coringa se refere à persistência de Harley como um” pé no saco “.

Em outra mudança na história de Harley Quinn, a discussão de rua do Dr. Quinzel com o Coringa parece ter sido alterada significativamente. O corte de Ayer mostra o Coringa colocando uma navalha na boca de Harley enquanto ela “lambe os lábios”.  Descrito no roteiro como “sexy”, isso pode ter soado como excessivamente gratuito.  Dito isso, um detalhe particularmente interessante é o Coringa não ser capaz de machucar Harley, apesar de querer, destacando seu crescente carinho por ela.  Essa conexão não apareceu tão facilmente no flashback teatral do Esquadrão Suicida.

Passando para a ACE Chemicals e a Dra. Quinzel completando sua transição para Harley Quinn por meio de uma queda no tonel de ácido, Coringa tem um diálogo adicional importante no corte de Ayer, descrevendo a fábrica como o lugar em que ele nasceu e recitando um juramento mais longo para Harley antes dela cair.

A versão de Ayer é, então, muito mais generosa ao explorar o relacionamento de Coringa e Quinn.  Uma cena cortada teria Jared Leto atrás de uma “parede de garrafas” bebendo ao lado de um cadáver com um sorriso esculpido em seu rosto.  Ele é encontrado por Jonny Frost, o que serve para estabelecer o capanga do Coringa como um funcionário leal.  Outro flashback teria o Coringa nu em um quarto de hotel, adotando a posição fetal enquanto estava rodeado por escritos maníacos e mais garrafas vazias, antes que Harley chegasse para consolá-lo ternamente.  Um momento semelhante aconteceu no corte final do Esquadrão Suicida, mas sem a Arlequina.

Ataque Arkham do Coringa

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 52

Em setembro de 2020, David Ayer confirmou que seu Esquadrão Suicida começaria com uma sequência estendida de Joker atacando o Asilo Arkham.  Com certeza, essa invasão está presente nos novos vazamentos, que descrevem um confronto enervante entre os guardas de Arkham e os “capangas paramilitares” de Joker, enquanto pacientes assustados olham confusos.

Monster T’s tem uma morte mais violenta

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 53

O infeliz Monster T é morto pelo Coringa após recusar o “presente” do palhaço (Harley Quinn), mas sua morte original foi muito mais terrível.  Joker e Harley mantêm a farsa do presente, com o Sr. J até dando a Monster T uma arma para atirar nela, se ele assim desejar.  O gangster entende corretamente que está realmente sendo instruído a tirar a própria vida, e prontamente o faz, com o Coringa ironicamente elogiando o “cérebro” de T.  Essa versão dos eventos parece muito mais lógica (relativamente falando) e estabelece com mais eficácia o Palhaço como um psicopata astuto.

Mais entre June Moone e Rick Flag

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 54

Em Tweets anteriores, David Ayer explicou como sua versão do Esquadrão Suicida proporciona mais desenvolvimento para June Moone e Rick Flag no ato de abertura.  Uma página dos últimos vazamentos mostra uma cena em que os personagens de Joel Kinnaman e Cara Delevingne são pegos se beijando por Amanda Waller, que os alerta sobre o uso de “proteção” por medo de gerar o anticristo.  Embora o corte de Ayer seja evidentemente mais sombrio do que o Esquadrão Suicida de 2016, esta cena definitivamente prova que elementos cômicos ainda estavam presentes, ao mesmo tempo que prenunciava a eventual transformação de June em Feiticeira.

Apresentações engraçadas

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 55

Quando Slipknot chega para sua introdução na Força-Tarefa X, Harley Quinn conta a clássica piada de “cadarço desamarrado” e o vilão malfadado se apaixona por ela.  Ela também provoca o capitão Boomerang por usar roupas de “caça canguru”, mas Jai Courtney retruca habilmente perguntando se Quinn está “indo a uma rave”.

Conexão entre Pistoleiro e Killer Croc

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 56

­

Em uma intrigante troca de informações no meio da missão, Killer Croc solicita os serviços de Pistoleiro para eliminar alguns nomes que deseja riscados em Gotham.  Will Smith duvida que seu amigo escamado possa pagar a sua taxa, mas Croc revela que já contratou Pistoleiro uma vez antes, pagando ao mercenário para cortar o coração de um alvo e devolvê-lo a ele.  Isso não apenas aprofunda a conexão entre os membros da Força-Tarefa X, mas um pouco de peso é adicionado à história de fundo do Killer Croc.

Boomerang explode um tanque de combustível 

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 57

Outra sequência mostra Rick Flag deliberadamente derrubando um tanque de combustível, então chama o Capitão Boomerang para detonar o objeto com um bumerangue explosivo.

Piadas do Coringa

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 58

Quando o Coringa comanda o helicóptero de extração de Amanda Waller para resgatar Harley Quinn, ele traz o Dr. Van Criss para desarmar o explosivo preso ao pescoço de sua namorada.  Uma página vazada do roteiro inicial de Ayer incluía uma troca divertida de antemão, na qual Van Criss informa o Coringa que isolar o sinal de Harley enviaria os detonadores de todos para o “modo à prova de falhas” pouco antes de matá-los.

O Coringa está previsivelmente impassível por isso e Van Criss se sente bobo por pensar que seu captor maluco se importaria.  A conversa cômica prova ainda que o corte do Esquadrão Suicida de Ayer não era só desgraça e tristeza.

Modo à prova de falhas

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 59

Seguindo a cena do Coringa-Van Criss, Pistoleiro e o Esquadrão Suicida mal têm tempo para processar a saída abrupta de Harley antes que o script de Ayer os faça perceber de repente que seus detonadores de pescoço estão piscando em vermelho.  Waller diz Pistoleiro, Capitão Boomerang, Diablo e Killer Croc que eles têm cinco minutos de vida.

Coringa na cama com a lei

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 60

Para encontrar Harley, Coringa precisava do Dr. Van Criss, mas para chegar até Van Criss, o Príncipe Palhaço deve primeiro intimidar o Juiz Witman, o que ele faz sequestrando a esposa do homem e tomando seu lugar no leito conjugal.  Esta cena perdida teria adicionado alguma travessura clássica do Coringa muito necessária à performance não tradicional de Jared Leto.

A reunião estranha de Harley e Coringa

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 61

O reencontro de Coringa e Harley Quinn é breve no Esquadrão Suicida.  Os dois se beijam a bordo do helicóptero sequestrado, mas quando um míssil atinge, Harley meio que cai, ou é empurrada, pela porta lateral aberta, com Coringa tentando alcançá-la em angústia.  A viagem de helicóptero de Harley e Coringa se desenrola de forma diferente no roteiro original, com Coringa mais frio quando Harley vai para um abraço, lamentando ter que resgatar seu parceiro no crime.  Mais uma vez, isso semeia o descontentamento entre os dois, tornando Quinn mais do que a seguidora apaixonada que ela se tornou no Esquadrão Suicida.

Além disso, a queda de Harley do helicóptero teria sido muito mais clara no Esquadrão Suicida original de Ayer, com Coringa explicitamente empurrando-a depois de uma cena de despedida de “talvez devêssemos namorar outras pessoas”.  Essa linha levaria perfeitamente ao romance entre Pistoleiro e Harley, uma vez que o Sr. C  já a abandonou.

A Emancipação da Harley começa mais cedo

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 62

A presença periférica do Coringa no Esquadrão Suicida se tornou um elemento fortemente criticado do filme de 2016, com o Príncipe Palhaço de Jared Leto oferecendo muito pouco ao enredo central.  David Ayer afirmou anteriormente que o desempenho original de Leto foi muito superior e, com certeza, as páginas do roteiro vazadas de Ayer revelam um papel muito maior para o Coringa em sua estreia na DCEU.  Na história que vazou, Coringa está até presente durante a batalha final da Força-Tarefa X contra Magia.  Ele repreende Harley por ser tão dramática, e ela retruca calmamente: “por favor, não me desrespeite na frente dos meus amigos”.  Essa subordinação continua a estabelecer a emancipação posterior de Harley em “Aves de Rapina”.

O Romance entre Pistoleiro e Harley Quinn

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 63

Rumores de que Suicide Squad originalmente continha uma subtrama romântica entre Pistoleiro e Harley Quinn não são novidade.  O filme em si inclui vários momentos que aludem a um enredamento, e David Ayer explicou em maio de 2020 como as refilmagens removeram seu engajamento planejado entre protagonistas masculinos e femininos.  Entre os novos vazamentos está uma imagem estática de uma cena deletada onde Pistoleiro e Harley finalmente se beijam.  Enquanto beijos cimentam Harley Quinn como finalmente saindo da relação com o Coringa, pode-se argumentar que mandá-la direto de um relacionamento para outro faz pouco pela independência do personagem, algo que o Esquadrão Suicida de James Gunn lida muito melhor.

O beijo seria precedido por Pistoleiro alegando nunca ter se apaixonado, e Harley o chamando de mentiroso, antes de ficarem cara a cara.  Arlequina afirma ter uma “manutenção muito alta” antes de finalmente se se beijarem.

Magia possui Katana

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 64

Uma série de páginas da batalha entre a Força-Tarefa X e a Magia detalha uma variação estendida da luta climática do Esquadrão Suicida, na qual Katana é possuída, se debatendo.  Isso imediatamente parece mais interessante do que o corte teatral, onde o personagem de Karen Fukuhara quase desapareceu na obscuridade.  Killer Croc também se encontra sob o feitiço da Magia, tentando retomar a posse de Katana libertada, mas Harley consegue libertar seu amigo.

Katana aprisiona a alma de Incubus em sua espada

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 65

  

Katana fez muito pouco no Esquadrão Suicida, mas os fãs perderam uma cena impressionante onde a guerreira cortou a cabeça de Incubus e absorveu sua alma em sua lâmina.  Isso provavelmente não foi suficiente para realmente derrotar o vilão, mas pelo menos Karen Fukuhara teve algo para fazer.

Magia gigante

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 66

O script de corte de Ayer descreve uma Magia transformada, atingindo 10 pés de altura, vestindo uma “armadura mágica” e empunhando uma espada dourada na batalha final.  Embora sem dúvida uma boa ideia, o CGI do Esquadrão Suicida (e Cara Delevingne em particular) foi amplamente criticado, então um efeito dessa escala grandiosa pode ter sido cortado.

Escolha do Pistoleiro

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 67

Perto da conclusão da batalha final entre a Força-Tarefa X e Magia, Pistoleiro fica com a escolha entre detonar uma mina, completando assim o ataque combinado da equipe e destruindo a Magia, ou salvando-se da lâmina da bruxa.  O cenário configura uma escolha redentora final entre a autopreservação e fazer a coisa certa para o Pistoleiro.  Como a Magia não tem um surto de crescimento ou uma espada enorme no corte teatral do Esquadrão Suicida, o perigo é removido e Will Smith pode dar o tiro final livremente.

El Diablo vive

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 68

El Diablo de Jay Hernandez se sacrifica no final do Esquadrão Suicida de 2016, liberando toda a força de seu poder de fogo para subjugar Incubus, permitindo assim que Rick Flag detonasse os explosivos plantados.  David Ayer já revelou que a morte de El Diablo só foi adicionada ao Esquadrão Suicida por meio de refilmagens, e nas páginas do roteiro vazadas, o personagem de Hernandez está meditando pacificamente em uma cela normal ao final do filme, cercado por fotos de família.  É um final mais emocionante, mas que reduz a contagem de mortes já domesticada de Esquadrão Suicida.

Killer Croc leva Amanda Waller para a segurança

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 69

Em mais uma prova de que o Esquadrão Suicida mais sombrio de David Ayer ainda continha seu quinhão de leviandade, a sessão obrigatória de tapinhas nas costas pós-batalha inclui um momento em que Killer Croc carrega Amanda Waller por cima do ombro, com a líder da Força-Tarefa X furiosamente exigindo ser colocada no chão.

Bumerangue na prisão

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 70

Além do beijo de Harley e Pistoleiro, outra imagem do Esquadrão Suicida que vazou revela o Capitão Bumerangue em sua cela, vestindo roupas íntimas manchadas e acenando com algo vagamente parecido com papel higiênico iluminado.  Isso pode acontecer no final do filme, onde Boomer é devolvido à prisão e não parece nada satisfeito com isso.  Esta imagem (ou uma muito semelhante) realmente apareceu em 2016 após o lançamento do Esquadrão Suicida, mas não pode ser encontrada no filme propriamente dito.

Coringa deixa Harley viver

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 71

Após o fim da batalha da Magia, Coringa aponta uma arma para Harley Quinn por “desobedecê-lo”, mas o personagem de Margot Robbie continua a desafiar seu pálido ex-amante.  Triste ao perceber que Quinn não está mais sob seu feitiço, Corings a deixa viver, alegando que ela tem outra guerra para lutar.  Coringa deixar sua ex-namorada sair livre traz uma certa satisfação, mas talvez também afaste Quinn de tomar a decisão sozinha.

Insinuando uma sequência

Suicide Squad AyerCut: Cada nova cena de corte de Ayer e detalhes revelados 72

Na cena final do Esquadrão Suicida, Bruce Wayne avisa Amanda Waller para encerrar a Força-Tarefa X. Isso também acontece no corte de Ayer, mas a sequência de meio dos créditos originalmente terminou com Waller recebendo freneticamente a notícia de Coringa tirando Harley Quinn da prisão, potencialmente definindo  a próxima missão do Esquadrão Suicida, ou pelo menos um futuro para o Coringa de Jared Leto no DCEU.