Split é um thriller psicológico dirigido por M. Night Shyamalan sobre um homem chamado Kevin, que sofre de transtorno de identidade dissociativo. 

Kevin tem 24 personalidades diferentes, a maioria das quais faz uma aparição em algum momento ao longo do filme. 

SPLIT (Fragmentado) e a criação de um universo compartilhado 11

Essas personalidades incluíam uma britânica chamada Patrícia, um garoto chamado Hedwig e um estilista chamado Barry. O filme é centrado na decisão de Kevin de um dia sequestrar três garotas de uma festa de aniversário e escondê-las em sua casa. 

A garota principal, Casey, é muito inteligente e tem experiência em caçar e tentar sobreviver. 

É muito interessante ver letamente ao longo do filme- porque Casey sabe se proteger tão bem. Durante o filme, ela tenta desenvolver maneiras para ela e as outras duas garotas escaparem das garras de Kevin. 

SPLIT (Fragmentado) e a criação de um universo compartilhado 12

Eu realmente gostei desse filme porque eu sou um grande fã do trabalho de M. Night Shyamalan, e eu amo thrillers psicológicos.

Desde SINAIS que eu não gostava tanto de um filme assim. Eu achei o filme inteiro aterrorizante; graças à trilha sonora misteriosa, fiquei encantada no filme e me senti como se estivesse lá. Graças ao enquadramento, trilha e iluminação impecáveis. Fazendo você constantemente se perguntar o que aconteceria a seguir e qual era o destino dos personagens…

O desempenho de James McAvoy como Kevin foi extraordinário! Este homem foi capaz de retratar 24 personagens diferentes em um filme, e olha que ele só teve 1 mês de preparação para este papel!!!

 SPLIT (Fragmentado) e a criação de um universo compartilhado 13

Ele foi capaz de mudar sua voz para cada personagem e retratar diferentes expressões faciais. Você poderia dizer qual personagem ele estava retratando por suas expressões! No geral, o filme e James McAvoy foram surpreendentes.

Há ainda dicas, que me passaram desapercebidas da ligação com Corpo Fechado. Tive que assistir ao filme mais de uma vez.

Confesso que soltei um berro no final do Filme quando o personagem de Dunn, interpretado pelo Bruce Willis aparece no final. Aí vi as ligações. Kevin era o garotinho que Dunn sente ser abusado psicologicamente e fisicamente pela mãe (quando Dunn encosta nela na estação de trem). A música que toca ao fundo quando Kevin olha seus machucados no Espelho é a mesma de Corpo Fechado (uma de minhas trilhas sonoras preferidas).

SPLIT (Fragmentado) e a criação de um universo compartilhado 14

O Pai de Kevin morreu em um acidente de trem. Provavelmente o mesmo do acidente de Dunn. Levando-se em conta que passam no mesmo universo. E, há ainda menção de seu tipo de vilão quando a mãe de Price explica os dois tipos de vilões que existem. Os que possuem Força (Horda) e os que são mais perigosos por utilizar a Mente (Elijah)…

SPLIT (Fragmentado) e a criação de um universo compartilhado 15

Realmente achei sensacional Night criara um segundo filme que pudesse proporcionar a continuação (tão aguardada pelos fãs) de Corpo Fechado. Só o aguardamos há quase 20 anos. Será interessante ver os atroes revisitando seus papéis de herói/vilões. Afinal temos um casting incrível com um dos melhores diretores de nossa geração. Que venha GLASS (Vidro).