Sir Ian McKellen interpretará Sherlock Holmes na adaptação cinematográfica do romance do autor Mitch Cullin, A Slight Trick of the Mind, que será dirigido pelo vencedor do Oscar Bill Condon .
O enredo foi descrito em um comunicado desta forma:
Em 1947 , Sherlock Holmes já aposentado, vive em uma aldeia pacata de Sussex com sua empregada e seu filho, um detetive amador. Mas longe de viver uma aposentadoria tranquila , ele é assombrado por um caso não solucionado de 50 anos atrás. Ele se lembra apenas poucos fragmentos : um confronto com um marido furioso , um vínculo secreto com sua bela, mas instável esposa.
Com seus lendários poderes de dedução em declínio , e sem o seu velho companheiro Watson, Holmes se depara com o caso mais difícil de sua vida, um caso que pode finalmente revelar-lhe os mistérios do coração humano.
O diretor do projeto, Bill Condon, apresenta uma conexão mais sensível com Sherlock Holmes. McKellen e Condon trabalharam juntos anteriormente, em 2001, no filme “De Deuses e Monstros , retratando a vida de James Whale, diretor do filme Frankstein, com Boris Karloff, para o qual McKellen ganhou uma indicação ao Oscar pela atuação e Condon ganhou Melhor Roteiro.
O filme será co- produzido em parte pela See-Saw Films, que estavam por trás do filme “O Discurso do Rei” . A produtora Icon/AI Films irá co produzir e financiar o projeto.