Sesc Avenida Paulista recebe II Seminário de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras

/, Cultura, Dicas, Evento, Notícias, Teatro/Sesc Avenida Paulista recebe II Seminário de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras

Programação que integra a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp, evento reúne artistas, gestores, diplomatas, empresários e representantes de governo

mit

Nos dias 20 e 21 de março, quarta e quinta, acontece no Sesc Avenida Paulista o II Seminário de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras, dentro da programação da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp. Com intuito de promover o intercâmbio cultural e estimular a abertura de novos mercados para a produção brasileira, a segunda edição do seminário traz diversos representantes para falar de integração cultural. Entre os convidados estão artistas, programadores, produtores, gestores, diplomatas, parlamentares, empresários e representantes de governo. As inscrições são gratuitas e estão abertas de 1 a 15 de março ou até que o número de vagas seja preenchido, podendo ser feitas pelo site oficial da Mostra. O seminário integra o eixo MITbr – Plataforma Brasil, que tem como proposta a internacionalização de produções nacionais.

O SEMINÁRIO

Pensar a riqueza multicultural, os encontros e intercâmbios que se efetivam no atual cenário de globalização exige que os atores culturais estruturem novas categorias e códigos identitários que posicionem as produções artísticas em constante movimento e construção. É no diálogo intercultural que essas manifestações se ressignificam, enriquecem e transmutam para comporem novos saberes e fazeres artístico-culturais.

Muito além da colaboração e articulação entre grupos e da circulação de espetáculos artísticos, as estratégias de internacionalização da cultura vêm sendo direcionadas à promoção do desenvolvimento e da sustentabilidade das linguagens artísticas e à construção e reconfiguração da imagem de país, promovendo uma diplomacia cultural alicerçada na preservação do patrimônio e das expressões culturais, na economia criativa, na cooperação intercultural, na consolidação de indicadores e na difusão de conhecimento.

Nos dias 20 e 21 de março de 2019, durante a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp, o Seminário reunirá artistas, programadores, produtores, gestores, diplomatas, parlamentares, empresários e representantes de governo para pensar o panorama dos programas e projetos de internacionalização das artes cênicas brasileiras e as cooperações diplomáticas como chaves para o desenvolvimento social, econômico e humano.

Fortalecer mecanismos de cooperação e integração internacional a partir da cultura significa não somente abrir espaços de projeção e valorização da arte e da diversidade brasileiras, confrontando os trabalhos de criação e circulação com outras realidades, mas principalmente posicionar as políticas culturais como ativo imprescindível para a superação de desafios mundiais e para a resolução de conflitos políticos internacionais. Desenvolver e aprimorar mecanismos que permitam projetar externamente os valores culturais, a exemplo de França, Reino Unido, Estados Unidos e outros locais que já possuem incorporados a uma política externa o desenvolvimento de pesquisas e indicadores culturais é fundamental para fomentar um debate crítico marcado pelo protagonismo da cultura na aproximação entre povos, no estímulo ao respeito mútuo e na promoção de desenvolvimento e sustentabilidade.

A MOSTRA

Desde 2014, a MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo reúne um recorte significativo da cena contemporânea mundial, produções que enveredam pela experimentação de linguagem, mas também se mostram críticas ao seu próprio tempo. Em 2019, o eixo Mostra de Espetáculos inclui espetáculos internacionais e estreias nacionais. A MITbr – Plataforma Brasil, eixo que começou no ano passado, se consolida, incluindo a apresentação de espetáculos nacionais e um seminário dedicado à internacionalização das artes cênicas brasileiras. Complementam a programação as ações dos Olhares Críticos, voltadas à reflexão de questões suscitadas pelos espetáculos e pela realidade do país e do mundo; e o eixo Ações Pedagógicas, com residências, oficinas, intercâmbios e atividades que mobilizam corpos para pensar poéticas, práticas e políticas.

SERVIÇO

II Seminário de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras

Programação integrada MITsp

Quando: dias 20 e 21 março de 2019

Onde: Praça (Térreo)

Quanto: Grátis – 150 vagas

Duração: das 10h às 17h

Classificação: Livre

Inscrições: Pelo site oficial da MITsp, em http://inscricoes.mitsp.org/seminario-de-internacionalizacao/

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista

Facebook: facebook.com/sescavpaulista
Instagram: @sescavpaulista

App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista

2019-03-13T05:32:26-03:00