Saiba como se proteger do novo vírus que ataca celulares Android

/, internet, Notícias, Smartphones, Tablet, Tek/Saiba como se proteger do novo vírus que ataca celulares Android

Um vírus destruidor irá aterrorizar donos de celular no Brasil. Batizado de Loapi, foi descoberto pela empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab e tem avançado por meio de anúncios falsos de antivírus e aplicativos para adultos.

Saiba como se proteger do novo vírus que ataca celulares Android 1

De acordo com a companhia, o Brasil é um dos países da América Latina com o maior número de dispositivos atingidos, ao lado de México, Chile, Panamá e Peru. O malware também se espalhou também nos Estados Unidos e alguns países da Europa.

O Loapi afeta dispositivos Android e tem funcionamento extremamente complexo. Uma vez instalado, o software solicita permissões de administrador para assumir o controle do dispositivo e, assim, instalar módulos que afetam diferentes funções do celular.

Entre as ações que o vírus pode executar estão a recepção de publicidade invasiva, o controle mensagens de texto e a realização de ataques que congestionam um site com tráfego até que ele fique impossibilitado de receber visitas. O programa ainda se vale de recursos do telefone, como conexão à internet, para criar criptomoedas. Há, inclusive, o risco de dano à bateria por superaquecimento devido à grande carga de trabalho sobre o dispositivo.

A empresa de segurança diz que, uma vez instalado, é muito difícil se livrar do Loapi. Ele tem a capacidade de bloquear a tela do smartphone diante de uma tentativa de recuperar a administração do sistema.

Como se previnir:
Desative a opção que permite a instalação automática de aplicativos;

Só baixe aplicativos dentro da loja oficial do Google Play. Por mais que ela também possa ter falhas, é muito mais segura que downloads feitos diretamente pela internet;

Busque sempre a versão mais recente do sistema operacional, já que as atualizações costumam reduzir vulnerabilidades;

Instale um antivírus confiável, que ofereça garantias

Saiba como se proteger do novo vírus que ataca celulares Android 2

2018-01-11T18:56:31-02:00