Muitos filmes de ficção apresentam um robô vindo do espaço, as vezes simpático, as vezes quer destruir o mundo. Desta vez fomos nós que enviamos um para o espaço, e um dos simpáticos.

O Japão, como deveria ser, lançou ao espaço um robô que fala, escuta e se move no dia 04/08/2013. Batizado de Kirobo, com 34 centímetro de altura, peso de um quilo e baseado n personagem Astro Boy, é o primeiro robô enviado ao espaço, com características antropomórficas.

Astro Boy, inspiração para o Kirobo

Astro Boy, inspiração para o Kirobo

Kirobo foi criado para ser companheiro de viagem do astronauta Kochi Wakata. Segundo a BBC, Wakata e Kirobo serão enviados à Estação Espacial em novembro deste ano.

[dt_divider style=”double-gap”/]

kirobo-628

“Sou um robô astronauta. Prazer em conhecê-lo”

O androide (robô com características humanas) saiu da ilha de Tanegashima, no Japão, em um foguete que carregava suprimentos destinados à equipe de astronautas que trabalha na Estação Espacial Internacional.

Kirobo é parte de um estudo para determinar como robôs com características humanas podem dar apoio psicológico a pessoas isoladas por longos períodos. Ele deve chegar à estação espacial na sexta-feira, 09/08/2013.

O nome Kirobo deriva das palavras “esperança” e “robô” em japonês. O androide é inspirado no personagem animado Astro Boy e tem alta variedade de movimentos.

kibo02

O robozinho foi programado para se comunicar com Wakata, que comandará a estação espacial a partir do final do ano, conforme explicou o criador de Kirobo, Tomotaka Takahashi.

Foram feitos vários testes ao longo de nove meses para que Kirobo ganhasse vida. Além da inteligência de Takahashi, o robô também é fruto do suporte financeiro da Toyota.

Kirobo terá uma irmã gêmea na Terra chamada Mirata, que deverá monitorar qualquer problema que Kirobo possa ter. Sobre a missão, Mirata disse à BBC que a expedição seria um pequeno passo para ela, mas um grande salto para a “espécie eletrônica”.