De Volta para o Futuro vence Star Wars V na região Sul na 3ª edição pesquisa Hábitos de Consumo de Cultura Pop, do Grupo Omelete

O fã de cultura pop sulista tem, em média, entre 25 e 30 anos de idade, é homem e tem ensino superior completo. É o que mostra a pesquisa encomendada pelo Omelete Group (www.omelete.com.br) – que coletou e analisou informações de mais de 1800 pessoas da região, que responderam 102 questões relacionadas a comportamento, hábitos de consumo, preferências sobre consumo de mídia e mobilidade no último trimestre de 2015.

Confira algumas particularidades sulistas apontadas pela pesquisa:

•       No Sul, 1834 pessoas participaram da pesquisa. A maioria (43,5%) reside no Paraná, à frente de Rio Grande do Sul (32,5%) e Santa Catarina (24%).

•       A série Breaking Bad (AMC) ficou à frente na preferência entre a mais amada de todos os tempos, com 29%. Logo em seguida vieram Friends (18%) e Chaves (12%).

•       Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) é o ator predileto (com 23%), enquanto Scarlett Johansson (a Viúva Negra) é a atriz preferida (25%) – reflexo direto do sucesso dos filmes da Marvel.

•       Apesar disso, o Batman, personagem da DC Comics, aparece no topo como o super-herói mais amado (39%), seguido pelo Homem-Aranha (19,5%).

•       O filme citado como “O melhor dos de todos os tempos” foi De Volta para o Futuro, com 20,5%, diferente da preferência nacional, que elegeu Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca.

•       Entre os personagens de games, a preferência foi pelo Mario (30,5%), seguido de Kratos, de God of War, com 18% e Lara Croft, de Tomb Raider, com 13%.

Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil

Com suporte metodológico da Lúnica Consultoria, a pesquisa anual Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil ficou aberta para participação no portal Omelete. No Brasil, a resposta de 13.724 pessoas de todas as regiões mostraram algumas surpresas, como a popularidade das plataformas de streaming, que ultrapassaram a TV a cabo como o “local” predileto para assistir a filmes – o cinema ainda é o predileto (cinema com 66%, streaming com 21% e TV a cabo com 3%). Netflix e YouTube são os streamings mais usados (83% e 70%, respectivamente). O (agora extinto) Popcorn Time aparece em terceiro, com 25%. O mais curioso: em 2014, quando foi realizada a segunda edição da pesquisa, 32% não utilizavam nenhum serviço desse tipo.

“O Cinema ainda está em primeiro lugar na preferência do público, mas a ascensão do streaming representa a principal mudança de comportamento dos consumidores de cultura pop. Isso mostra como o serviço está dominando o mercado, e a aposta do Netflix com o tema super-herói gerou a química perfeita”, ressalta Pierre Mantovani, CEO do Omelete Group, que engloba o site Omelete, a loja Mundo Geek, o serviço de streaming de histórias em quadrinhos Social Comics e o serviço de assinatura Omelete Box, além da CCXP – Comic Con Experience, maior evento geek da América Latina.

Para saber mais sobre o Omelete Group, acesse: www.omelete.com.br

Sobre o Omelete Group:

Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, o Omelete Group utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir diariamente mais de 9 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, series de TV, games, música e histórias em quadrinhos com textos, vídeos e posts nas redes sociais.

Fazem parte do Omelete Group:

Omelete – site que está no ar desde 2000 e é o maior e mais relevante voltado ao entretenimento. Conta ainda com o maior canal de vídeos do YouTube, o Omeleteve, dedicado a notícias geek do país, com 12 milhões de views mensais, página no Facebook com 1,5 milhão de fãs e milhares de seguidores no Instagram, Twitter e Snapchat;

CCXP – Comic Con Experience – maior evento de cultura pop da América Latina, reuniu em sua segunda edição 142 mil pessoas nos quatro dias de convenção em 2015, tornando-se referência internacional;

Social Comics – inovador serviço de streaming de histórias em quadrinhos que funciona como a Netflix das HQs.

Loja Mundo Geek – a mais reconhecida loja de produtos licenciados da internet brasileira, com vasto catálogo de produtos, comercialização de ingressos da CCXP e gerenciamento de lojas durante o evento;

Anualmente, o Omelete Group realiza a maior pesquisa de comportamento jovem do país, com participação de 14 mil pessoas respondendo a um completo questionário com mais de 100 perguntas.