Mais de 15 mil cariocas prestigiaram o festival de cultura pop asiática; cultura otaku se consolida por arrastar multidões

Três anos e uma pandemia depois, o público carioca se esbaldou com o clima agitado e colorido do Anime Friends Tour. Mais de 15 mil pessoas passaram pelo Expo Mag, na Cidade Nova, para curtir o Anime Friends, que ofereceu shows de artistas asiáticos e brasileiros, interação de K-pop, cosplay, tokusatsu, animes e mangás. Organizado pela Maru Division, o festival demonstra sua força pela segunda vez na Cidade Maravilhosa e na véspera de completar 20 anos.

A tour do Anime Friends passou por São Paulo antes de chegar ao Rio, onde reuniu 90 mil fãs. Juntas, as duas edições levaram mais de 100 mil pessoas ao maior festival de cultura pop asiática da América Latina em 15 dias. “Esta edição do Anime Friends vai ficar marcada na história da Maru Division. Depois de tantas incertezas durante a pandemia, reencontramos o público mais feliz e caloroso do que nunca. Essa energia, com certeza, fez nosso esforço valer a pena e nos motiva a inovar e surpreender ainda mais em 2023, quando o evento completa duas décadas de existência”, celebra o CEO da Maru Division, Juliano Aniteli.

Estiveram no Brasil, especialmente para o Anime Friends, astros do pop asiático, como os atores Takumi Tsutsui e Hiroshi Watari, estrelas de Jiraya e Sharivan, respectivamente; e a cantora Matsuko Mawatari, conhecida por interpretar as canções originais do anime Yu Yu Hakusho. Os fãs brasileiros puderam passar um tempo com esses artistas em shows, palestras, debates e encontros exclusivos.

Os artistas brasileiros também brilharam. Os dubladores Guilherme Briggs, que dá voz a nomes icônicos das telonas como Buzz Lightyear e Superman, Wendel Bezerra, famoso nas vozes de Son Goku (Dragon Ball) e Bob Esponja. Fenômeno nas redes sociais, MHRap entregou uma apresentação inesquecível aos cariocas. Além disso, os anônimos também deram show, com muita energia para executar as coreografias na Arena K-pop e com todo capricho para preparar os figurinos de cosplay para os concursos. E os fãs de livros e mangás tiveram acesso as novidades e lançamentos das principais editoras do país.